on 4 de Janeiro de 2012

Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães"
Realiza-se no próximo dia 29 de Janeiro o Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães". A participação é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas online.


O Passeio de Bicicleta "20º aniversário do Desportivo de Guimarães" será realizado na manhã do dia 29 de Janeiro (domingo) e além de assinalar o aniversário do jornal pretende incentivar a prática desportiva. De igual modo, deseja-se que a iniciativa constitua “um claro exemplo de são convívio desportivo e que fique perdurada na memória daqueles que, ao longo de duas décadas, ajudaram a construir a imagem do desporto em Guimarães”, refere a organização que resulta de uma parceria entre a Associação de Ciclismo do Minho e o jornal Desportivo de Guimarães.
De participação gratuita e aberto a todos os interessados, o passeio começará e terminará na Rua Dr. José Sampaio, junto ao edifício Santiago, sede do Desportivo de Guimarães, Rádio Santiago e Comércio de Guimarães.
O percurso, a efectuar em ritmo de passeio, terá uma extensão de cerca de 22,5 quilómetros, de dificuldade média/baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
O início está marcado para as 10h00 (concentração a partir das 9 horas) e regresso ao local de partida previsto para as 11h30. Além do sorteio de prémios serão oferecidos aos participantes diversos brindes e garantido o seguro desportivo aos inscritos que não o possuam.
O percurso será o seguinte: Rua Dr. José Sampaio, Praceta Lions Internacional, Praceta Kaiserslautern, Rua Dr. José Augusto da Silva, Praceta Resistência ao Fascismo, Avenida Rio de Janeiro, Rua Padre António Caldas, Rua D. Constança de Noronha, Largo Condessa Mumadona, Rua Serpa Pinto, Rua Agostinho Barbosa, Avenida Humberto Delgado, Rua Capitão Alfredo Guimarães, Praceta Rotary Clube de Guimarães, Rua Cónego Dr. Manuel Faria, Rua Teixeira de Pascoais, Rua Nossa Senhora da Conceição, EN 101, Caneiros, Fermentões, Vila de Ponte, Caldas das Taipas, EN 310, Vila Nova de Sande, Campelos, Brito, Silvares, Carreira, Pisca, Creixomil, Rua dos Cutileiros, Alameda Mariano Felgueiras, Avenida Conde Margaride, Rua Paio Galvão, Largo do Toural, Alameda São Dâmaso, Largo República do Brasil e Rua Dr. José Sampaio (Edifício Santiago).
Como referido, a participação é gratuita e as inscrições (limitadas) podem ser efectuadas em www.acm.pt.
Fundado em Janeiro de 1992 por um grupo de jornalistas locais, com a participação e o apoio de vários empresários, o Desportivo de Guimarães foi muito bem aceite no Concelho e, desde logo, viria a liderar o ranking de vendas nos quiosques de Guimarães. 
Com o aparecimento do semanário Desportivo de Guimarães, os clubes e atletas amadores - mas também o próprio Vitória enquanto maior bandeira desportiva vimaranense - ganharam outra projecção e, indiscutivelmente, resultou daí uma assinalável revitalização das várias modalidades que em inúmeras localidades do Concelho são praticadas. 
Estavam praticamente adquiridos todos os pressupostos equacionados pelos seus fundadores para a implementação do projecto, que mais tarde seria integrado numa empresa de comunicação social com âmbito mais alargado. Foi isso que aconteceu em 1994, ano em que a então Empresa Gráfica do Jornal O Comércio de Guimarães, SA., já detentora de O Comércio de Guimarães e da Rádio Santiago, decidiu adquirir o título Desportivo de Guimarães, integrando na empresa o quadro de funcionários e colaboradores. 
Desde logo, o Desportivo de Guimarães que, até então, se publicava à quarta-feira passou a publicar-se à terça-feira, beneficiando também das sinergias da empresa que lhe proporcionaram uma inequívoca valorização de conteúdo. 
Agora, nem mesmo a concorrência entretanto nascida com a passagem dos grandes jornais desportivos nacionais a diários consegue ameaçar a existência deste já consagrado semanário desportivo, que em Janeiro de 2011 completa o seu 20º aniversário.
Como forma de assinalar essa importante data, entre as iniciativas previstas pelo Desportivo está, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, um Passeio de Bicicleta. Todos podem participar (gratuitamente) numa jornada que se deseja venha a constituir-se como um claro exemplo de são convívio desportivo e que fique perdurada na memória daqueles que, ao longo de duas décadas, ajudaram a construir a imagem do desporto em Guimarães.