on 24 de fevereiro de 2013
O Plano Claro volta a ser registado no estrangeiro, desta vez em São Petersburgo - Rússia. A antiga capital russa é actualmente a segunda maior cidade do país e a quarta maior da Europa. Nas fotos da autoria de Diana Pereira pode-se ver uma das magnificas obras de arquitectura da cidade, a Igreja da Ressurreição de Cristo (The Church of the Savior on Spilled Blood, St Petersburg, Russia).

"Mesmo não sendo o principal atractivo cultural da cidade, turistas ficam especialmente embevecidos com a arquitectura da Catedral de Nosso Salvador do Sangue Derramado (Tserkov Spasitelya Na Krovi). Construída em fins do século 19, quando o país apresentava um grande impulso industrial e económico  sua arquitectura em estilo russo medieval clássico, com torres coloridas decoradas com ouro, pedras preciosas cruzes resplandecentes é de tirar o fôlego, e com toda razão transformou-se no endereço mais fotografado da cidade. Foi edificada no mesmo local onde o Tzar Alexandre II foi assassinado em 1881, razão pela qual seu nome faz referência ao Sangue Derramado.
O nome oficial do templo ao lado é Igreja da Ressurreição de Cristo e, por incrível que pareça, foi fechada pelo governo soviético a partir de 1930, tendo escapado por pouco da demolição, pois era vista como um inconveniente símbolo religioso em um estado oficialmente ateu. Apenas recentemente foi reaberta e está sendo submetida a um programa de recuperação. O interior da catedral é decorado com mosaicos de mármore, cobrindo todas suas paredes e actualmente abriga um Museu. Aproveite para visitar, atrás do templo, a feirinha de artesanato, onde se encontram muitas lembranças por um bom preço."