on 17 de setembro de 2013


CENTRO CULTURAL DE VILA DAS AVES

FIOS DO TEMPO
Exposição de Isabel Machado Guimarães

28 setembro – 29 novembro 2013. Inauguração: 28 setembro às 17h30

No Centro Cultural de Vila das Aves é inaugurada às 17h30 do próximo dia 28 de setembro a exposição Fios do tempo de Isabel Machado Guimarães. Patente ao público até dia 29 de novembro de 2013, nesta exposição a artista-plástica apresenta uma série de trabalhos intitulados Presentiausentia que nos conduzem a uma reflexão em torno das memórias coletivas de uma comunidade intimamente ligada à indústria têxtil e, em particular, à Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela (1846-2003); uma das mais importantes indústrias têxteis da região, sediada em Vila das Aves.
No conjunto das obras em exposição, na sua maioria do domínio da instalação, «As pessoas apesar de ausentes estão presentes através de uma presença física de objetos, materiais, ferramentas, máquinas, resíduos, que fizeram parte do seu quotidiano de trabalho…», escreve a própria artista plástica e designer têxtil, também ela com profundas ligações profissionais e familiares à referida fábrica que ocupa, ainda hoje, «um lugar mítico na história das empresas nortenhas».
No Centro Cultural de Vila das Aves, a série Presentiausentia ocupará a sala de exposições mas também parte da área polivalente do Centro Cultural. Do conjunto de obras selecionadas, fazem parte Presentiausentia 1 e Presentiausenia 5, trabalhos que a artista apresentou no âmbito do concurso Contextile 2012 – Trienal de Arte Têxtil Contemporânea, inserido na programação de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.
A exposição Fios do tempo pode ser visitada no horário normal de funcionamento do Centro Cultural (segunda a sexta: 09h00-13h00/14h00-17h00).



NOTA BIOGRÁFICA

Natural de S. João do Souto, Braga, Isabel Machado Guimarães (1976) é licenciada em Artes Plásticas (escultura), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde frequenta atualmente o Mestrado em Pintura. Enquanto artista-plástica, integrou o concurso Contextile 2012 - Trienal de Arte Têxtil Contemporânea, inserido na programação de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura, no âmbito do qual expôs Presentiausentia 1 e Presentiausentia 5, na Casa da Memória (Guimarães). Desde 2009 que expõe com regularidade, nomeadamente em Braga e Porto.  Paralelamente tem desenvolvido alguns trabalhos na área da ilustração, entre os quais se destaca a ilustração do livro Chapéus há muitos! da autoria do escritor José Jorge Letria.
Formada em Design Têxtil nas áreas de Malha, Tecelagem e Estamparia pelo antigo Citex (Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Porto), agora designado Modatex, no qual é formadora, Isabel Machado Guimarães constituiu em 2007 a empresa Around Design e tem vindo a trabalhar em várias áreas ligadas ao design têxtil, papel e cerâmica, tendo como clientes a Ambar Ideias no Papel, a Vista Alegre Atlantis, a Estamparia Adalberto Pinto da Silva, a Lameirinho Industria Têxtil, a AMR Internacional, a Samofil Têxteis e a Li&Fung. 
Colabora com a Associação Selectiva Moda na conceção de fóruns representativos da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) nacional em feiras como a Modtissimo (Porto) a Fast Fashion Tour (Londres), a Tissu Premier (Lille) a Heimtextil (Frankfurt) e participa ainda na conceção da proposta de cor portuguesa para a Intercolor. Em 1996, viu o seu projeto de estamparia selecionado no concurso Japan Designers Association para exibição no Japan Design Museum Kyoto e no Tokio Metropolitan Museum of Art e, em 2000, recebeu o 1º prémio no concurso de Design Têxtil do Citeve.