on 22 de setembro de 2013


Inauguração do IX Simpósio Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso

A inauguração do IX Simpósio Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso será realizada no dia 23 de setembro de 2013, no Parque Urbano da Rabada, pelas 11h00.

Este texto, dedicado ao IX Simpósio Internacional de Escultura é um singelo documento de apresentação dos novos autores que se juntam ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso.
Como ficou dito nas anteriores edições, não se pode atualmente falar de escultura contemporânea, em Portugal, na Europa e no mundo, sem referir esta iniciativa e sem visitar in loco o conjunto de obras que fazem parte do MIEC.
Com o evoluir deste Museu adquirem-se saberes, relacionados com a construção e implantação das obras, que fruto da interação de diversas áreas do saber e da arte, se conjugam numa experiência única. De facto, o modo como o escultor/artista dialoga com o engenheiro que calcula as estruturas, ou com os arquitetos que colaboram na sua implantação, ou com o historiador /crítico que as interpreta, é exemplar e merece ser documentado.
Ao falar disto relembro que está em marcha o projeto que dará origem ao espaço de acolhimento de todo o espólio relacionado com o MIEC e que permitirá o enquadramento e o relacionamento deste conjunto de obras e autores com os seus trajetos no mundo artístico e com a história da arte contemporânea. Este será um espaço a construir junto do Mosteiro de Santo Tirso, interligando-se com o Museu Municipal Abade Pedrosa, cujo projeto, da autoria do arquiteto Siza Vieira, será ele também mais uma página na história da arte contemporânea.
E deste simpósio fazem parte mais cinco obras que estão localizadas no polo do Parque Urbano de Rabada. Jacques Villeglé, Pino Castagna, Kishida Katsuji, Philipe Perrin e Carlos Nogueira que vindos dos quatros cantos do mundo são intérpretes de diferentes expressões, mais ou menos urbanas, mais ou menos monumentais que vem enriquecer o conjunto de esculturas que fazem parte do já impressionante espólio do Museu.
Relembro que este é o penúltimo Simpósio e que o último já se encontra projetado e configurado. Chegará ao fim uma experiência de “arrecadação” e junção e iniciar-se-á uma era de estudo, valorização e divulgação.
Assim, fazemos destas peças também a nossa história e identidade, dando mais um contributo para a história da arte contemporânea.

Santo Tirso, 23 de setembro de 2013

Horário:
11h00

Local:Parque Urbano da Rabada
Entidade:Câmara Municipal de Santo Tirso