on 24 de setembro de 2013


Duas praias fluviais devem surgir nos Rios Ave e Leça e funcionar como atrativo turístico

“Vamos devolver à população a antiga Praia Fluvial no Rio Ave”

Joaquim Couto, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Santo Tirso, revelou hoje que, quando assumir a presidência, irá reabilitar a antiga Praia Fluvial no Rio Ave e criar uma nova Praia no Rio Leça. A promessa partiu do desejo comum da população em voltar a ter um espaço balnear exclusivo e singular no concelho. “Após um período de amplo diálogo, pude constatar que as pessoas querem ver recuperada a Praia Fluvial. Santo Tirso precisa de um espaço de lazer daquela dimensão”, revelou o candidato.

Para o cabeça de lista do PS, tirar partido do potencial turístico da região é uma mais valia, quer para projetar o concelho a nível nacional e internacional, quer para chamar investidores e atrair turistas, quer para criar uma nova dinâmica económica e cultural. “Quero que Santo Tirso volte a entrar nos roteiros turísticos, não apenas pelo seu património cultural, mas, também, pelo património natural e paisagístico”, afirmou Joaquim Couto.

No espaço de um mandato, o candidato socialista pretende ver concretizado o projeto e que engloba a criação de infraestruturas de lazer e de apoio. “As duas praias fluviais serão dotadas de todos os requisitos legais para uma utilização preventiva e estarão preparadas para receber a população nas épocas balneares”, declarou.

Joaquim Couto advertiu, no entanto, que será necessário prosseguir com a despoluição do rio Ave e alertar as autoridades competentes para a fiscalização e punição dos prevaricadores. “Só desta forma será possível assegurar a sustentabilidade deste projeto a todos os níveis, económico, financeiro e social. Não duvido que todo o investimento será recuperado a médio prazo”, rematou o candidato do PS.

De acordo com Joaquim Couto, as duas praias fluviais têm um enquadramento paisagístico privilegiado e serão reconhecidas, a nível nacional, como praias de qualidade: “Vamos provar que Santo Tirso pode assumir protagonismo nas áreas do turismo e do lazer”. O candidato relembrou, ainda, que os espaços verdes são uma imagem de marca de Santo Tirso e que este investimento deverá ser capaz de chamar a população dos concelhos limítrofes.

--
A Força de Todos