on 20 de setembro de 2013


Caros Conterrâneos

A lista candidata pela Coligação Juntos por Guimarães em Moreira de Cónegos, após leitura atenta às cartas de apresentação e entrevistas, no Cónego, dos candidatos pelos partidos do PS e CDU, sente necessidade de vos dirigir algumas palavras:
• Constata-se que ambos os candidatos reclamam as mesmas obras como sendo conseguidas/realizadas por cada um deles. Quem fala verdade?
• Porque é que nenhum dos candidatos refere a obra que grande parte da população ajudou com oferendas e trabalho comunitário - os MOÍNHOS?
• Sendo os Moínhos uma obra emblemática neste último mandato e, de acordo com uma entrevista dada pelo atual Presidente Sr. Paulo Renato Faria e por alguns habitantes de Moreira de Cónegos, em 08/06/2012, à GMRTV, “os terrenos e o edifício dos moinhos foram adquiridos pela junta de Moreira de Cónegos”. Porque é que o candidato pelo PS não a menciona como sua, quer na entrevista dada ao Cónego quer na carta de apresentação? 
• Somos acusados de sermos inexperientes, sem lugar na Assembleia de Freguesia, no entanto temos a humildade de reconhecer que é verdade mas, que também não temos vícios nem qualquer interesse partidário e que estamos prontos para abraçar este projeto com toda a humildade e transparência. 


O NOSSO GRUPO DE TRABALHO COMPROMETE-SE DESDE JÁ A:

• Requalificar os terrenos envolventes à piscina e moínhos com uma zona de lazer constituída por zonas pedonais e com equipamentos de manutenção, garantido desde já e em caso de vitória, a construção neste espaço de um campo de ténis, futebol de 11, futebol de 7, pista de manutenção e um pequeno parque fluvial. Está assegurado por apoiantes da nossa candidatura que com todo gosto querem oferecer este presente a Moreira, mas não com a presente gestão!
• Criar um espaço destinado à feira semanal, devidamente apetrechado com casas de banho, em local mais apelativo quer aos comerciantes quer ao público em geral;
• Estar sempre atentos às necessidades da comunidade e procurar responder de forma concreta e efetiva a cada uma das preocupações de cada cidadão, mas não fomentando clientela nem amiguismos. Criar para tal um conselho consultivo, constituído por um representante apartidário de cada zona, para apresentação dos problemas e preocupações;
• Reivindicar afincadamente, junto da Câmara de Guimarães e entidades, como é exemplo a Vimágua, EDP Gás e outras, para que Moreira de Cónegos e os Moreirenses tenham tudo aquilo a que tenham direito; 
• Resolver, definitivamente, o problema do cemitério, devolvendo as casas de banho que foram demolidas e criando um espaço, não transacionável, destinado ao geral com novas sepulturas, mas sempre consultando quem de direito, os Moreirenses!
• Requalificar o largo de pereirinhas. Temos vergonha de ver um espaço em franca degradação onde muitos populares se juntam para festejar algumas datas importantes;
• Requalificar algumas ruas de Moreira de Cónegos que se encontram em estado degradante;
• Criar um grupo de voluntários com formação adequada e ajustada às necessidades apresentadas pelas famílias;
• Sem dúvida que temos mais projetos e ideias novas para tornar a nossa Vila, uma Vila onde todos nós nos sintamos bem sem a necessidade de sair da mesma para resolver os nossos problemas, mas temos consciência que em quatro anos não se pode resolver todas as carências de Moreira de Cónegos.


Contamos com o apoio de todos os conterrâneos para o dia 29 de Setembro.

E não esqueçamos que…. Juntos somos a força da mudança.

---
Juntos por Guimarães - Moreira de Cónegos