on 30 de setembro de 2013

O FC Vilarinho estreou-se em casa para o campeonato e não podia ter entrado da melhor forma na 1ª divisão da AF do Porto. Com um jogo típico de inicio de época, marcado pelo mau tempo e pelas difíceis condições do terreno de jogo, o Vilarinho desde cedo tomou a iniciativa de jogo, procurado jogar um futebol rápido a toda  largura do campo. O Melres por sua vez optou por um futebol mais de contenção defendendo com todos os jogadores atrás da linha da bola, aproveitado o forte vento para sair em ataques rápidos e contra-ataque, mas sem criar situações de perigo junta a baliza do Vilarinho. Com o decorrer do jogo o Vilarinho foi perdendo dinâmica, demorando muito tempo a reagir à perda de bola o que fez com que o adversário acreditasse que era possível marcar. Cenário que veio a consumar-se aos 25´ através de um lance de bola parada.

Embora o golo não traduzisse o que se estava a passar em campo, a equipa da casa acabava de pagar caro a falta de agressividade demonstrada na fase intermédia da primeira parte. Após o golo sofrido os vilarinhenses reagiram e aumentaram os níveis de agressividade com e sem bola, tornado o seu futebol mais rápido e com isso criando mais situações de golo. Golo que surgiu por intermédio de Rui Pêto ao minuto 38´ a concluir uma bola jogada de envolvimento ofensivo.
Com o golo do empate a equipa do vilarinho cresceu mais e acabaria por se colocar em vantagem ainda antes do intervalo por intermédio de Pinto (41´) após a marcação de um pontapé de canto.
Na segunda parte e com o decorrer do tempo a equipa adversária começou a  adiantar-se  mais no terreno de jogo e com isso o Vilarinho através de ataques rápidos e contra-ataques foi criando enumeras situações de golo, o que acabaria por acontecer já na parte final do jogo (83´) por intermédio de Pedro Sousa depois de um erro da equipa adversária.
Em jeito de resumo o resultado acaba por ser curto, não pela qualidade de jogo apresentada pelo Vilarinho mas pelas enumeras oportunidade de golo criadas principalmente na segunda parte.

Na próxima jornada, o FC Vilarinho o Vila Caiz para a 2ª jornada do campeonato.



Ao Plano Claro, Américo Soares, treinador do Vilarinho, referiu que para o primeiro encontro do campeonato "estou satisfeito com a atitude e empenhamentos dos jogadores. A equipa entrou algo ansiosa e isso tirou-nos algum discernimento na construção do nosso jogo ofensivo, assim como na recuperação defensiva, na qual denotamos algumas dificuldade, perfeitamente normais nesta altura da época.  No entanto o resultado na minha opinião peca por escasso, fase a enorme quantidade de situações de golo criadas principalmente na segunda parte do jogo"

Equipa: Ricardo - Gr Cunha (Pedro Leites 45´)- Pinto - Benito - Eurico(Luisinho 45´), Nelinho - Kita (Ricardo 72´) - Teixeira, Pedro Sousa - Macedo - Rui Pêto (Brandão 72´)