on 6 de outubro de 2013

O Colégio de Vizela festejou hoje à tarde o seu 14º aniversário num almoço "em família". Com cerca de 200 pessoas presentes, entre os quais alunos, ex-alunos, professores, diretores, autarcas, pais, funcionários e convidados, a cerimónia voltou a mostrar os laços de união e o espírito de camaradagem entre os grandes pensadores e dinamizadores do Colégio de Vizela. João Monteiro (ver vídeo), diretor do Colégio de Vizela, salientou a sua equipa e o trabalho que o estabelecimento de ensino desenvolve em prol de uma educação dinâmica e moderna.
Na cerimónia, destaque para as palavras de parabéns e de reforço do trabalho em conjunto por parte de Paulo Freitas, presidente da Associação de Pais, e para as palavras de Dora Gaspar, vereadora da autarquia vizelense que enalteceu também o caminho percorrido pelo Colégio de Vizela que possui o lema "casa aluno por horizonte" e o ensino de "qualidade que orgulha o concelho". Dora Gaspar terminou mesmo citando o Presidente da República que é na escola que começa a participação social e o Colégio esforça-se para ter jovens ativos e participativos na vida pública.
A festa de anos contou também com um vídeo institucional onde, por exemplo, Francisco Ferreira, ex-presidente da Câmara Municipal de Vizela, explicou o processo da criação e construção do projeto "Colégio de Vizela".
Como habitual, no final não faltou os parabéns rodeado de professores que vestem a camisola pelo sucesso deste estabelecimento de ensino.








in Jornal do Colégio de Vizela "O Penedo":

"Parabéns Colégio Vizela!

Nós, colaboradores, alunos, encarregados de educação e amigos do Colégio Vizela estamos todos de parabéns, comemoramos, no próximo dia 06 de outubro, 14 anos de existência.
A carência de oferta educativa na região e o desejo de instituir um projeto educativo moderno, mais humano e em sintonia com o meio envolvente estiveram na base do nosso Colégio Vizela. Foi em 1999 que tudo começou e, por coincidência ou não, em simultâneo com o surgimento do concelho com o mesmo nome.
Estamos de parabéns e comemorar é também reconhecer quem nos ajudou e tornou possível a realização do nosso projeto. É também agradecer a quem sempre acreditou que éramos capazes e estávamos à altura do que nos propúnhamos, desde o Município de Vizela e a Junta de Freguesia de Santa Eulália, aos alunos e encarregados de educação e a todos os colaboradores que dão, no dia-a-dia, o seu melhor para que esta oferta educativa responda com qualidade.
Efetivamente, é caso para dizer que, antes de existir, o Colégio Vizela já estava imbuído de um autêntico espírito comunitário, espírito este que se consolidou num verdadeiro eixo que, a partir da nossa terra, se tem desenvolvido além-fronteiras, visível nas inúmeras atividades que se desenrolam em múltiplas cidades europeias.
Durante o nosso percurso, temo-nos esforçado por ser mais do que simplesmente uma escola, vazia de ideias e valores como tantas outras, antes pelo contrário, o nosso trabalho não se desvia de princípios que nos são caros: valorizamos a pessoa, promovemos os nossos direitos e deveres, respeitamos a liberdade de ação e o pensamento individual, formamos crianças e jovens críticos, autónomos, responsáveis e solidários com os seus próximos.
Parabéns Colégio Vizela pelas 14 primaveras, parabéns pelo reconhecimento por parte de toda a comunidade, parabéns pela oferta educativa aos alunos do pré-escolar e do ensino básico. Só falta mesmo, e esperemos que para breve, que o Colégio Vizela ofereça continuidade ao percurso escolar dos alunos, permitindo-lhes que concluam, na instituição, a escolaridade que antecede o ensino superior."

João Monteiro
Diretor Colégio Vizela