on 13 de outubro de 2013

Fernando Carvalho, presidente da Assembleia Municipal de Vizela, Domingos Silva, 1º secretário, e Márcia Costa, 2ª secretária, constituem a nova mesa da Assembleia Municipal de Vizela que tomou esta manhã posse, na Casa do Park, perante largas dezenas de vizelenses e convidados, onde se destaca inclusive o novo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
Fernando Carvalho ocupa assim o lugar de João Cocharra depois da única lista apresentada para a constituição da mesa ter obtido 15 votos favoráveis e 11 votos em branco. Francisco Correia e Agostinha Freitas serão os líderes do Partido Socialista na bancada municipal, Paulo Leite assumirá a liderança da CDU e para já ainda não está definido quem será o líder da Coligação na bancada municipal.



Confira o primeiro discurso do novo presidente da AMV:

"Exmo. Sr. Presidente da Camara e Srs. Vereadores
Exmos. Srs. Presidentes de Junta
Exmos Srs Deputados
Exmo Sr Presidente da Assembleia Cessante
Exmas Sras e Srs Convidados

Este momento que estamos a viver e decorridos 15 anos de autonomia administrativa de Vizela leva-me a pensar que sem qualquer dúvida o Poder Local é a base de sustentação, o ponto de equilíbrio dos vários poderes e a garantia da mais pura democracia.
A governação local é uma governação de proximidade, na qual os autarcas devem ouvir, estar atentos e ter pleno conhecimento dos anseios e necessidades dos munícipes e tomar as suas decisões com base nesse conhecimento.
Com esta governação teremos a possibilidade de recriar e robustecer a democracia, sobretudo neste tempo, no qual precisamos de uma democracia mobilizadora, criadora de soluções para enfrentar a crise económica, social e de valores que atravessamos.
Assim a Assembleia Municipal tem que ser um espaço de debate democrático e de confronto de ideias, no qual a tolerância pelo contraditório terá que ser uma constante e um agente forte para garantir a multiplicidade de opiniões.
Terá que ser um fator de estabilidade e assumir-se como centro privilegiado das preocupações de todos os vizelenses.

Caros deputados
Estou certo que esta Assembleia Municipal que hoje inicia o seu mandato será dignificada com o contributo, o saber ser e estar de cada um dos seus membros, mesmo em situações de divergência de opinião.
Todos saberemos assumir a confiança e a responsabilidade que os vizelenses nos deram com o seu voto, todos trabalharemos para um objetivo comum: a melhoria continua da qualidade de vida que Vizela e os vizelenses merecem e todos contribuiremos para afirmar Vizela como
um grande concelho.
Por mim tudo farei para honrar o cargo que assumi e para o qual fui eleito e atuarei com rigor no cumprimento da Lei. Colocarei todo o meu saber e empenho para que esta Assembleia seja um local de reflexão e de decisões democráticas, um local onde os vizelenses se revejam e se sintam representados, onde a sua voz se faça ouvir e os seus anseios se concretizem, um local onde a cooperação com o executivo e as juntas de freguesia seja constante, para que Vizela não pare.
Ao Sr. Presidente da Camara e á sua equipa uma palavra de saudação pela vitória expressiva que obteve, vitoria esta que implica responsabilidade acrescida, para a qual sei que estão motivados e com capacidade e conhecimento para desempenhar esta nobre missão em prol dos que mais necessitam e no desenvolvimento do concelho em todas as suas dimensões.
Não existe democracia sem oposição. Governar e ser oposição são dois pilares da liberdade de expressão, fruto da democracia. Para os que não atingiram todos os seus objetivos deixo uma palavra de respeito democrático e espero de Vós um debate de ideias democrático, uma crítica construtiva, um contributo para a dignificação desta assembleia e para uma Vizela melhor.
Termino com um abraço de amizade ao presidente da Assembleia cessante e primeiro presidente Dr. João Cocharra, pelo trabalho que desenvolveu e pela motivação que me deu e a quem tenho todo o orgulho em suceder."

Fernando Carvalho



Os titulares dos órgãos executivo e deliberativo municipais foram instituídos dos seus poderes para o mandato 2013/2017, numa cerimónia que se realizou na Casa do Park, que se encheu de público que não quis perder esta cerimónia de tomada de posse da nova Câmara e Assembleia Municipais.
A Câmara Municipal de Vizela é agora constituída pelos seguintes elementos: Presidente e três Vereadores do PS e três vereadores da Coligação “Vizela é para todos” – PSD/CDS/PP.
A Assembleia Municipal é constituída por vinte e um membros mais cinco Presidentes de Junta: Eleitos pelo PS - onze deputados + três Presidente da Junta; eleitos pela Coligação “Vizela é para todos” – PSD/CDS/PP – nove deputados + dois Presidente da Junta; eleitos pela CDU – 1 deputado.

Constituição do Executivo Municipal:
1.       Dinis Manuel da Silva Costa (PS)
2.       Victor Hugo Machado da Costa Salgado de Abreu (PS)
3.       Dora Fernanda da Cunha Pereira Gaspar (PS)
4.       André Filipe Oliveira de Castro (PS)
5.       Luís Miguel Soares Lopes Guimarães (Coligação “Vizela é para todos”)
6.       Carlos Manuel Coelho Leite de Faria (Coligação “Vizela é para todos”)
7.       Maria Cidália Andrade Lopes Cunha (Coligação “Vizela é para todos”)

Constituição da Assembleia Municipal:
Eleitos pelo PS - Partido Socialista - 11 deputados eleitos + 3 Presidente da Junta
1.       António Fernando Pereira Carvalho
2.       Francisco José Gomes Correia
3.       Maria Agostinha Ribeiro de Freitas
4.       Joaquim Meireles Pereira Gonçalves
5.       Domingos Pereira da Silva
6.       Márcia Patricia Carneiro Costa
7.       João Miguel Ferreira Vaz
8.       João Augusto Mendes Costa
9.       Elisabete Manuela da Silva Granja
10.   Francisco Agostinho Carvalho Guimarães
11.   Albano Agostinho Fernandes Ribeiro
12.   União das Freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João) - Mário José Oliveira
13.   Freguesia de Santa Eulália - Manuel Pedrosa
14.   União de Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio) - Paula Manuela Ribeiro Faria de Lima

Eleitos pela Coligação “Por Vizela” – PSD/CDS/PP – 9 deputados eleitos + 2 Presidente da Junta
1.       Maria de Fátima Ramos de Ribeiro Avelar e Marques Andrade
2.       José Joaquim Pereira da Costa Abreu
3.       Otília da Conceição Ferreira Gomes
4.       Júlio Gomes da Costa
5.       Pedro Miguel de Almeida de Pinto Oliveira Vasconcelos Freitas
6.       Ana Fernanda Rego de Almeida Pinto Varela
7.       Simão Pedro Ferraz Pacheco
8.       Francisco António Pedrosa Peixoto
9.       Marisa Senhorinha Brochado Miranda
10.   Freguesia de Vizela (Santo Adrião) - Luis Carlos Magalhães
11.   Freguesia de Infias - Francisco Alberto Vilela Correia


CDU – 1 deputado eleito
Manuel Paulo Leite da Silva