on 15 de outubro de 2013


Palestra “Literacia mediática: o impacto da TV na sociedade” (um exemplo de articulação entre bibliotecas escolares)

No passado dia 14 de outubro, pelas 10h, a Escola Secundária das Caldas de Vizela, recebeu um seu antigo aluno – Hélder Silva – reconhecido jornalista e pivot da RTP, para uma palestra sobre literacia mediática.
Esta iniciativa teve por base um trabalho de articulação/aproximação entre as bibliotecas escolares dos dois agrupamentos de Vizela e surge no âmbito do projeto “Leitura e literacia mediática: uma atitude educacional na sociedade de informação do século XXI”, do agrupamento de escolas de Infias-Vizela. Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, destina-se a alunos dos cursos profissionais e encontra-se já no seu segundo ano de concretização.
Por intermédio da professora bibliotecária do agrupamento de escolas de Caldas de Vizela – Alice Abreu – Hélder Silva aceitou o desafio de conversar com os alunos do 12.º ano, de algumas turmas de ambas as escolas, sobre questões éticas que sustentam a informação em televisão e disponibilizou-se ainda a responder a algumas questões reveladoras das preocupações dos alunos no que respeita ao consumo televisivo.
Foi uma manhã muito proveitosa, na medida em que se proporcionou aos alunos um importantíssimo espaço de debate, no âmbito da influência dos “media” na sociedade e da urgência de atenção, por parte dos jovens, ao mundo que os rodeia, no sentido de se tornarem cidadãos críticos e indispensáveis ao desenvolvimento do país.
A este propósito, Hélder Silva salientou que os jovens vivem alheados dos problemas da atualidade e deveriam utilizar as várias plataformas de comunicação com vista à aquisição de competências que lhes serão úteis em várias circunstâncias da vida.

Fonte: AEI