on 1 de outubro de 2013

No passado dia 28 de Setembro, realizou-se o Maior Evento de Karate alguma vez organizado em Guimarães, inserido nas comemorações da Capital Europeia do Desporto  2013.
O denominado dia "K", contou com uma série de eventos promovidos pelo Jorge Machado, treinador, atleta da Selecção Nacional e  Embaixador para a Ética no Desporto no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).
O atleta foi o responsável pela organização da "Maior Aula de Karate" e pelo "Karate Show", tendo ministrado a aula para mais de 1000 pessoas.
Em colaboração com a FNKP e CED 2013, o evento correu dentro do esperado, embora as condições climatéricas tivessem algum impacto na adesão do público em geral. Ainda assim, o Karate saiu mais uma vez valorizado e enobrecido por esta iniciativa. 
Como reconhecimento o CED 2013 destingiu o atleta. A FNKP também homenageou o atleta por todo o esforço na promoção do valores da campanha KaratÉxemplo, fruto de outras iniciativas que tem vindo a promover, como a Maior Aula de Karate em diversas cidades, associação a movimentos solidários e diversas visitas a escolas, instituições de solidariedade social entre outros.
Depois da sua retirada "forçada" das competições por falta de apoios financeiros, o atleta diz-se feliz por poder levar a todos, aos mais e menos desfavorecidos, a sua modalidade contribuindo para o enriquecimento pessoal de todos os que contactam com ele.
Para terminar, Jorge Machado continua a sua senda de promoção dos valores da prática desportiva e do Karate, orgulhando a modalidade e a Federação Portuguesa de Karate (FNKP), que, institucionalmente representa, tal como a campanha "KaratÉxemplo.