on 3 de outubro de 2013


6 de outubro
Meio milhar de betetistas na Maratona BTT do Gerês - Taça Regional do Minho de BTT Maratonas

Cerca de meio milhar de betetistas participam no próximo domingo (6 de outubro) na 3ª Maratona BTT do Gerês, terceira e última etapa da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória. A iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona. As inscrições (ainda) podem ser efetuadas online em www.acm.pt

Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, a Maratona será disputada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda Gerês, tendo como pontos de partida e de chegada o centro da Vila do Gerês.
Aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados, a 3ª Maratona BTT de Guimarães prevê a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo, estando contemplados percursos de Meia-Maratona  e de Maratona. O percurso da maratona terá uma extensão total de cerca 60 quilómetros (± 2000m de acumulado), enquanto o da Meia-Maratona será de apenas 30 quilómetros (± 1000m de acumulado).

A Maratona BTT do Gerês, que em 2012 foi a prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM, pretende afirmar-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, visando igualmente fins de lazer e turístico/culturais, no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.
A 3ª Maratona do Gerês organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês tem o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Cision, Reclamos Vitória, Inoxtubo, Embalagens Gonçalves, FirstBike Tecnocycle FocusPortugal, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (entidade autorizadora).
No ano passado, cerca de um milhar de betetistas participou na Maratona BTT do Gerês, procedentes de mais de 90 concelhos portugueses (de norte a sul do País) e de doze localidades espanholas, incluindo Madrid e Galiza, para além de da presença de atletas que viajaram da Suíça. David Vaz, Ana Gonçalves, Carlos Rocha, Rodolfo Lopes, Joaquim Sá, Marina Leitão e a Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas conquistaram no Gerês os títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM. David Rosa e Tânia Lima venceram a Meia-Maratona e Hugo Costa e Patrícia Almeida a vertente de promoção da Maratona.
O concelho de Terras de Bouro, onde será realizada a 3ª Maratona do Gerês - Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.