on 5 de novembro de 2013

A Hora da Poesia chegou rapidamente, semana após semana, através dos sussurros poéticos, ao seu 2º aniversário. Os 2 anos de programas radiofónicos foram assinalados no passado dia 26 de outubro no Auditório do Centro Pastoral de S. Miguel com muitos, muitos e bons, bons e muitos amigos, amantes e artistas da poesia. Conceição Lima, a visionária e dinamizada do projeto, foi já em diversas circunstâncias apelidada por "madrinha dos poetas", "embaixadora do que melhor se faz em termos culturais em Vizela", exigida a atribuição da "medalha de mérito cultural", elogiada por várias cidades em sessões culturais e viu novamente esses elogios reforçados perante um público que ocupou totalmente o espaço reservado para o evento da noite de aniversário. Recorde-se que no primeiro aniversário o auditório dos BVV foi pequeno para acolher a multidão, e este ano foram mais de 250 pessoas que assistiram e testemunharam o colosso literário e a catapulta literária que se tornou a Hora da Poesia pela voz e eloquência de Conceição Lima.
Numa das declarações da noite dizia-se, em forma de brincadeira, que "até a poesia escorria pelas paredes" visto que no interior do auditório estavam colocados vários cartazes com as poesias dos poetas que passaram pela Hora da Poesia.
Teresa Horta, Alice Vieira, Duarte Klut, Hélder Magalhães, Pedro Magalhães, Gonçalves Crespo, Fernando Assis Pacheco, Ruy BELLO, Carlos Oliveira, Elsa Pacheco, Miguel Mancellos, Mº Rosário Pedreira, Joaquim Pessoa, Lourdes dos Anjos, Manuel António Pina, Álvaro da Cunha Oliveira, José Maria Almeida, Francisco Correia, José Sepulveda, entre outros poetas, bem como alguns dizedores como Vítor Monteiro e Joaquim Lopes tiveram o seu destaque nesta noite de evocação poética. Mas se a poesia teve, naturalmente, destaque também a música o teve, ora pelo grupo coral de Pevidém, ora pelos Rotary Kids de Vizela ora pelos músicos da Academia de Música de Vizela.
A noite foi sublime e um pontapé de incentivo para o percurso até ao 3º aniversário da Hora da Poesia.

O Plano Claro, que tem a honra de ter abraçado este projeto desde o 1º dia e ajudado a expandir e a imortalizar a Hora da Poesia, endereça desde já os parabéns ao programa, à Conceição Lima e a Bruno Azevedo pela condução de um programa que já conquistou e galgou limites que dificilmente se imaginariam atingíveis num meio onde a cultura e a literatura nem sempre são recebidas e tratadas da melhor forma. A toda essa equipa que constrói um mundo poético melhor, Parabéns.










Vídeo Maria do Resgate Salta: