on 27 de novembro de 2013


Embaixador da Argentina “encantado” com visita a Guimarães

Jorge Argüello, Embaixador da República Argentina em Portugal, deslocou-se esta terça-feira, 26 de novembro, ao concelho de Guimarães numa visita que serviu para estreitar relações institucionais, tendo em vista a realização de eventuais parcerias com entidades e empresas vimaranenses.
Depois de ter sido Embaixador nos EUA, Jorge Argüello, de 57 anos, quis conhecer Guimarães, onde esteve pela primeira vez esta terça-feira. “Fiquei encantado com o Centro Histórico e com a paixão com que as pessoas falam da sua cidade”, disse, depois de um passeio pelas ruas do centro de Guimarães. 
Antes de fotografar a Praça de S. Tiago e o Largo da Oliveira, o Embaixador da Argentina em Portugal foi recebido por Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, nos Paços do Concelho. “É um prazer e uma honra termos entre nós tão ilustre convidado, que nos visita em missão institucional e com o objetivo de criarmos laços num futuro próximo”, salientou o responsável pela edilidade vimaranense.
Licenciado em Administração e Políticas Públicas, Jorge Argüello visitou também a Escola de Engenharia e a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, em Guimarães, onde foi recebido pelo Vice-Reitor, Rui Vieira de Castro. 
“Temos parcerias que abrangem 30 países, além de 185 parcerias em projetos de ligação à comunidade e 220 protocolos nacionais e internacionais no âmbito da investigação e desenvolvimento. Os resultados deste trabalho constituem um contributo para a produção científica mundial. Em 2012, participamos com uma percentagem de 9,3% para o desenvolvimento do país”, realçou o Vice-Reitor da Universidade do Minho, que acompanhou Jorge Argüello na visita efetuada em seguida ao AvePark, mais precisamente ao Instituto 3B’s, onde foi recebido pelo investigador Miguel Oliveira.
De tarde, o Embaixador da República Argentina em Portugal conheceu a premiada Plataforma das Artes e da Criatividade e, sendo um apaixonado por arqueologia, deslocou-se à Sociedade Martins Sarmento. O dia prosseguiu com uma reunião de trabalho nas instalações da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG). 
“Estamos apostados em revitalizar o setor económico e estas reuniões consubstanciam a política do Município”, destacou Domingos Bragança. “Queremos contribuir para o desenvolvimento da região, sabendo que estamos inseridos numa escala global onde a nossa imagem identitária é uma referência. As relações económicas com a Argentina interessam-nos muito", acrescentou ainda o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. 
Antes de terminar a jornada de trabalho, Jorge Argüello fez questão de conhecer ainda o interior do Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança. “Fiquei muito satisfeito pela forma como fui recebido, pelo potencial que existe neste concelho, pela capacidade empreendedora das pessoas e, seguramente, irei voltar”, prometeu.