on 19 de novembro de 2013

FIOS DO TEMPO
Exposição de Isabel Machado Guimarães

Centro Cultural de Vila das Aves
Até 29 novembro 2013

Últimos dias para ver ou rever Fios do tempo, exposição de Isabel Machado Guimarães

Inaugurada no final de setembro, a exposição Fios do tempo de Isabel Machado Guimarães entra agora nos últimos dias. Até 29 de novembro oportunidade para ver ou rever um conjunto de obras – na sua maioria no domínio da instalação - que nos conduz a uma reflexão em torno das memórias coletivas de uma comunidade intimamente ligada à indústria têxtil e, em particular, à Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela (1846-2003); uma das mais importantes indústrias têxteis da região, sediada em Vila das Aves.

Recorrendo a objetos e materiais que fizeram parte do quotidiano de milhares de trabalhadores, apresentados em Fios do tempo descontextualizados e desprovidos da sua funcionalidade original, a artista plástica como que reclama a presença dessas mesmas pessoas, ainda que através da sua ausência. Presentiausentia é, de resto, o título da série de trabalhos em exposição no Centro Cultural através da qual, escreve a artista-plástica, «objetos comuns, que apenas eram utilitários, rodeiam-se agora numa vida de estética infinita e mutável».

Do conjunto de obras selecionadas, fazem parte Presentiausentia 1 e Presentiausenia 5, trabalhos que a artista apresentou no âmbito do concurso Contextile 2012 – Trienal de Arte Têxtil Contemporânea, inserido na programação de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.

Natural de S. João do Souto, Braga, Isabel Machado Guimarães (1979) é formada em Design Têxtil e licenciada em Artes Plásticas (escultura) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Fios do tempo pode ser visitada no horário normal de funcionamento do Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, as 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

---
Foto: António Teixeira