on 11 de novembro de 2013

Estão abertas as inscrições para o I Congresso Social do Ave – O Futuro da Inclusão, que decorrerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2013, no Teatro-Cinema de Fafe.
A ficha de inscrição pode ser encontrada aqui.

O I Congresso Ave Social – O FUTURO DA INCLUSÃO – é uma iniciativa que se enquadra no projeto Ave Social, promovido pela Associação de Municípios do Vale do Ave, ao abrigo do Programa ON. 2 O NOVO NORTE – Promoção e Capacitação Institucional, na área de abrangência da NUT III Ave, integrada por oito concelhos: Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela. Trata-se de um projeto que decorre do Plano de Desenvolvimento Social (PDS) do Ave efetuado em 2009/2010 por uma rede de atores institucionais do território, que identificou então as prioridades estratégicas de atuação e propôs ações a desenvolver no âmbito de diferentes temas específicos do desenvolvimento social e humano: Envelhecimento, Pessoas com Deficiência, Crianças e Jovens em Risco, Emprego e Qualificação. No seguimento deste plano, o projeto Ave Social tem reforçado o trabalho interinstitucional em rede com intervenção nestes temas específicos, numa lógica supramunicipal, contribuindo para uma atuação mais eficaz e eficiente neste território.
Partindo-se de uma análise  das potencialidades e desafios do território, pretende-se com este Congresso criar momentos de reflexão e debate em torno das grandes dimensões estratégicas do desenvolvimento social do Ave, confrontando-as com as práticas, e apontando soluções inovadoras que promovam de forma efetiva uma intervenção social mais sustentável, inteligente e inclusiva.