on 8 de novembro de 2013


Entrega documento "SOS JUVENTUDE" ao Presidente da Câmara Municipal de Vizela

a JSD de Vizela, representada por dois elementos entre os quais o Presidente da Comissão Política da JSD de Vizela, João Madureira, foi cordialmente recebida na Quinta-feira, dia 7 de Novembro, no edifício sede do município, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa.
Este encontro serviu para a JSD de Vizela apresentar cumprimentos ao executivo que nos governará durante os próximos 4 anos, na pessoa do seu Presidente, assim como, para a entrega de um documento formulado por um grupo de jovens de Vizela que dá pelo nome de "SOS JUVENTUDE".
Trata-se de um documento sério e acima de tudo realista, que compila uma série de ações e medidas que o Executivo pode e deve levar a cabo para melhorar, ou tentar melhorar, as condições de vida de todos os jovens de Vizela.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vizela agradeceu o gesto e prometeu que iria analisar as nossas propostas, remetendo para mais tarde um feedback ao documento apresentado.
Segundo a JSD "os últimos anos em Vizela têm sido um desastre no que diz respeito a políticas viradas para a Juventude. Muito sinceramente, ficamos com a ideia de que a Câmara Municipal de Vizela funciona como uma espécie de Comissão de Festas, organiza um concerto aqui, uma festa de Juventude ali e pronto... acreditam ter a missão cumprida! Mas na realidade, os jovens de Vizela merecem mais.
Dado este cenário, e sempre numa perspectiva acima de tudo realista e sincera, elencamos de seguida um conjunto de medidas/ações que podem e devem ser levadas a cabo pela Câmara Municipal de Vizela, pelo bem da juventude vizelense".


Os tópicos das propostas que constam neste documento são os seguintes: (Aconselha-se a leitura integral do documento para que se perceba melhor todas as nossas propostas)

- Criar o Plano Municipal da Juventude;
- Criar o GAE (Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo);
- Emprego Jovem;
1) Promover o "Speed Recruitment" ou "Encontros flash";
2) Parcerias com fornecedores/prestadores de serviços da Câmara Municipal de Vizela;
3) Estágios Curriculares;
- Conselho Municipal da Juventude;
- Orçamento Participativo Jovem
- Desporto;
- Programa de partilha de manuais escolares;
- Promover o "Dia Aberto" ou o "Dia da Política Local";
- Presença na Internet e nas redes sociais e acesso WI-FI em zonas específicas;
- Criação da Biblioteca Digital;
- Melhor divulgação dos programas Porta 65 e Cartão Jovem Municipal;