on 25 de novembro de 2013


Município instala sistema tátil na Praça 25 de Abril

A consulta a informação turística sobre o concelho e a região norte de Portugal vai passar a ser mais fácil a partir do dia 30 de novembro, quando entrar em funcionamento o dispositivo tátil que a Câmara Municipal de Santo Tirso já começou a instalar na Praça 25 de Abril.

A obra faz parte do projeto de requalificação do Posto de Turismo, que, através da instalação de uma Loja Interativa, passou a ter uma ligação em rede a todos os espaços de promoção e divulgação turística do norte do país.

À semelhança do que já acontece na plataforma digital localizada no interior do Posto de Turismo, quem utilizar o sistema tátil no exterior vai aceder a toda a informação de natureza turística relacionada com o concelho e a região norte, nomeadamente vídeos promocionais, animações, mapas, textos e descrições, visitas virtuais, animação 3D, aplicações para smart phones ou pintura virtual.

Orçado em cerca de 192 mil euros, o projeto resulta de uma parceria com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, com o objetivo de aumentar o grau de satisfação do turista visitante, de melhorar o acesso à informação turística e ainda de promover o desenvolvimento socioeconómico do concelho e da região norte de Portugal.

A instalação do sistema tátil no exterior do Posto de Turismo, ponto por excelência de fruição turística, é mais um passo para a conclusão do projeto de criação da Loja Interativa de Santo Tirso, que só ficará terminado no final do ano, com a colocação de uma plataforma e de uma porta automática naquele espaço, para permitir a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, a instalação de um sistema tátil no exterior do Posto de Turismo abre uma nova fase na promoção do concelho, criando um espaço tecnologicamente avançado e integrado de consulta para todos os que queiram, à distância de um toque, ficar a conhecer a oferta turística existente no Município e na região.

O sistema tátil que já começou a ser instalado na Praça 25 de Abril ficará concluído na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, e entrará em funcionamento pleno no dia 30 de novembro.