on 17 de dezembro de 2013


Câmara e Associação “Coração Azul” formalizaram escritura pública para a construção de um canil

A Câmara Municipal de Vizela e a Associação Coração Azul formalizaram esta tarde a escritura pública de constituição gratuita do direito de superfície sobre um terreno, na freguesia de Infias, com a área de 2.030,00 m2, para a construção de um canil.
A escritura pública foi formalizada na presença da notária Marta Oliveira.
O direito de superfície foi concedido pelo prazo de 55 anos, sendo que a Associação Coração Azul se compromete a edificar e manter, no referido prédio, uma construção que terá como finalidade um canil ou qualquer outra construção destinada a albergar animais recolhidos no concelho de Vizela.
Na cerimónia de assinatura da escritura pública, o Presidente da Câmara elogiou o trabalho que a Associação Coração Azul tem desenvolvido no Concelho e lembrou que ‘a Câmara Municipal estará sempre disponível para contribuir para a continuidade desse bom trabalho’.
Na cerimónia foi apresentado o projeto de arquitetura do edifício para canil/gatil, da autoria do Arq. Luís Gomes, da Câmara Municipal de Vizela.
O edifício é constituído por três áreas distintas: edifício administrativo, zona para o canil e zona para o gatil, todos ligados por uma pala.
O edifício administrativo é composto por uma zona de entrada e receção, gabinete médico veterinário/enfermaria, sala para banhos e tosquia, um gabinete de apoio, um sanitário e vestiários do pessoal, duas arrecadações, cozinha e despensa.
A zona para o canil é constituída por 11 jaulas com dimensões de 2.00mx2.00m e tabuleiro de repouso com 0.50mx2.00m, de recinto interior, e 2.00mx4.50m, de recinto exterior.
A extremidade do edifício será destinada a gatil com dimensões de 8.50mx3.00m, de recinto interior, e 2.50mx4.25m de exterior.
Os vários corpos que constituem o canil/gatil serão ligados entre si por uma pala, pelo lado exterior. O lado interior do recinto será vedado com uma rede, evitando-se assim a fuga de qualquer animal.
As 11 jaulas do canil terão uma capacidade para três cães de raça pequena por cada, dando um total de 33, ou dois de raça grande ou média, dando um total de 22, e duas jaulas de quarentena.
O projeto assegura todas as infraestruturas necessárias de forma a garantir o bom funcionamento do equipamento para o fim que se destina, quer ao nível das redes de abastecimento de água e saneamento, quer ao nível das redes de eletricidade, instalações telefónicas, mecânicas, ventilações e todas as outras que se entenderem como necessárias.