on 31 de dezembro de 2013


RECEITA DA INICIATIVA DO DIA 4 DE JANEIRO, PELAS 21H00, REVERTE PARA PRODUÇÃO DE FILME EM SANTO TIRSO

BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBE SESSÃO DE CURTAS-METRAGENS

A Biblioteca Municipal vai receber, dia 4 de janeiro, sábado, pelas 21h00, uma sessão de curtas-metragens filmadas no concelho, cuja receita reverte para a produção do filme “Bom Dia Alegria”, projeto de Teresa Almeida, natural de Santo Tirso e finalista do Mestrado em Cinema e Audiovisual da Universidade Católica Portuguesa-Escola das Artes.
A película, realizada por João Lourenço, será filmada em Santo Tirso, para contar a história de uma mulher com um trabalho invulgar: acordar pessoas. “Bom Dia Alegria” é uma empresa que pretende ajudar as pessoas a encarar a dificuldade de acordar e de enfrentar mais um dia cheio de problemas e preocupações. Mas o que é ao certo acordar alguém e lidar com a sua intimidade? Leonor, nome de uma das personagens do filme, vai descobrir em primeira mão, ao deparar-se com um cliente fora do comum.
Para angariar receitas com vista à realização do filme no concelho, a produção do “Bom Dia Alegria” vai promover uma sessão de curtas-metragens na Biblioteca Municipal. A primeira das cinco “curtas” a ser exibida é “Um Dia na Vida de D.ª Augusta”, com a duração de oito minutos. O documentário, produzido em 2011 e também rodado em Santo Tirso, apresenta a vida de Dona Augusta, que, residente em Santa Cristina do Couto, dedicou toda a vida à agricultura e ao campo, até que decidiu aprender a ler e a escrever.
“Homem do Laço”, realizado, em 2011, por Pedro Barantia, é o documentário sobre o emblemático adepto do Boavista FC e da cidade do Porto conhecido precisamente por “Manuel do Laço”. A “curta” tem a duração de 12 minutos.
Retrato da velhice em Portugal e da solidão noturna é outra das propostas apresentadas a quem assistir à sessão de curtas-metragens na Biblioteca Municipal, da autoria de João Lourenço e com duração de três minutos.
“O Homem da Máquina dos Sonhos”, também realizada por João Lourenço, em 2012, é a quarta “curta” a exibir no dia 4 de janeiro, numa espécie de homenagem a um dos últimos projetistas em Portugal a trabalhar em película, natural de Amarante. Duração do documentário: 19 minutos.
Por fim, a Biblioteca Municipal vai exibir “Bruto”, filmado em Santo Tirso e que conta a história entre um detetive privado e uma antiga paixão que ele já não via há mais de 10 anos. Um verdadeiro filme que representa os anos 40 em Portugal. A ficção de João Lourenço dura 28 minutos.

PROGRAMA
21h00
Apresentação da equipa “Bom Dia Alegria” e das “curtas” a serem exibidas

21h15
“Um Dia na Vida de D.ª Augusta” | filmado em Santo Tirso | duração: oito minutos

21h25
“Homem do Laço” | realizado por Pedro Barantia | duração: 12 minutos

21h37
“Retrato da Velhice Portuguesa” | documentário de João Lourenço e Teresa Almeida | duração: três minutos

21h40
Intervalo

21h55
“O Homem da Máquina dos Sonhos” | documentário de João Lourenço | duração: 19 minutos

22h15
“Bruto” | ficção de João Lourenço | filmado em Santo Tirso | duração: 28 minutos

22h45
Final da exibição