on 18 de dezembro de 2013

A sede da Sociedade Martins Sarmento irá receber, entre 18 de Dezembro e 5 de Janeiro, uma superfície interativa concebida no âmbito do projeto TACTEC (Transforming art and culture through the engagement and construction). A iniciativa insere-se no projeto de doutoramento de Sílvia Raquel Pinto, no âmbito do qual foi concebida uma aplicação interativa que neste momento é apresentada numa mesa multi-toque desenvolvida pelo Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho.
Este protótipo, que apresenta obras do pintor holandês Hieronymus Bosch (1450-1516), vive do cruzamento entre a tecnologia com as obras de arte geralmente disponíveis nos museus. Este projeto tem por objetivo  proporcionar aos visitantes uma experiência que combina em simultâneo momentos lúdicos, momentos de criação e momentos de partilha. A aplicação integra uma área de exploração criativa, na qual os visitantes podem, individualmente ou em grupo, criar composições visuais, e partilhá-las nas redes sociais.


Projeto de doutoramento de Raquel Pinto intitulado "O Storytelling como processo pedagógico de apropriação artístico-cultural: viagem na obra de Hieronymus Bosch mediatizada por uma superfície tangível", orientado por Lia Oliveira e Nelson Zagalo.

Projeto desenvolvido no EngageLab, Universidade do Minho.
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

A mesa multi-toque estará integrada na Feira do Livro da Sociedade Martins Sarmento, a partir das 14 horas do dia 10 de Dezembro, até ao dia 5 de Janeiro.

Horário:
Terça a domingo 10h-12h30m | 14h30m-17h.