on 15 de janeiro de 2014


A Câmara Municipal de Vizela promove o Projeto Cantina Saúde, dirigido a toda a comunidade escolar, visando a sensibilização para a importância e benefícios de hábitos alimentares saudáveis, revertendo a problemática da obesidade infantil no concelho.

A primeira ação tem lugar na próxima sexta-feira, dia 17/01/2013, e destina-se aos responsáveis pela elaboração das ementas escolares, que terão oportunidade de participar numa sessão de esclarecimento, sobre as novas orientações para a elaboração das ementas, publicadas pelo Ministério da Educação.
Este projeto, dinamizado pela subunidade de Educação da Câmara Municipal de Vizela, no âmbito da Agenda 21 Local, concerta um conjunto de intervenções que irão incidir na melhoria efetiva da qualidade dos refeitórios escolares do nosso concelho, garantindo assim, aos nossos jovens, a consolidação de hábitos alimentares saudáveis.
Assim, até ao final do presente ano letivo, serão implementadas ações de formação para os (as) cozinheiros (as) e auxiliares de cozinha das cantinas e serão dinamizadas avaliações regulares das condições higio-sanitária dos refeitórios e das ementas elaboradas pelas escolas. Além disso, serão organizadas semanas temáticas, dinamizadas pelas escolas, privilegiando o consumo de um alimento/grupo de alimentos considerados saudáveis.
Esta iniciativa irá terminar com a atribuição do prémio de mérito à cantina vencedora do “Concurso Cantina Saúde”, outra ação integrada neste projeto, e que tem como critério de avaliação a qualidade das ementas e refeições escolares, em respeito pelas novas orientações legais.