on 3 de janeiro de 2014


Comunicado sobre o novo Serviço da Ação Social

Presidente, Dinis Costa, com o Pelouro da Ação Social, atento ás carências dos Munícipes, e no cumprimento da sua prometa em campanha eleitora, cria um novo serviço de apoio ao Munícipe.
Consulta ao domicílio de apoio na área da Psicologia.

Consulta de Psicologia no Domicílio pela Câmara Municipal de Vizela

Na sequência do meu compromisso e, considerando que os serviços de respostas sociais têm vindo a alargar-se numa perspetiva de maior proximidade da população, também o conhecimento das necessidades das pessoas tem passado para um nível mais apurado, o que leva a que outras e novas necessidades sejam mais rapidamente auscultadas e, por conseguinte, atendidas.

Assim, em prol da qualidade de vida e do bem-estar geral da população, a Consulta de Psicologia da Câmara Municipal de Vizela recria-se numa nova vertente de prestação de apoio psicológico na permanência do meio habitual de vida da/o paciente, através da Consulta de Psicologia no Domicílio.

Este novo serviço terá como objetivo primordial reconhecer às pessoas o direito de beneficiarem de apoio ou acompanhamento psicológico, nos termos da consulta de psicologia programada ou espontânea, no ambiente normal e diário da sua casa, quando por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento de caráter temporário ou permanente, não possam ou não devam deslocar-se ao gabinete da profissional. Os casos com eventual indicação para Consulta de Psicologia no Domicílio serão, compreensivelmente, alvo de uma avaliação particular e detalhada processo a processo, com a devida salvaguarda para a especificidade de cada situação.

É de todo o interesse, com a criação da Consulta de Psicologia no Domicílio, inovar e desenvolver soluções, com qualidade, nos serviços que o Município de Vizela coloca ao dispor da população.
Existem critérios de inclusão a cumprir e outros a enaltecer, pelo que esta Câmara reconhece que a inclusão passa também por levar os apoios às pessoas e não só por facultar os serviços dentro dos gabinetes.

O Presidente
Dinis Costa