on 24 de fevereiro de 2014




Alunos do Colégio Vizela em intercâmbio na Finlândia

Alunos com idades de 10 e 11 anos do Colégio Vizela estiveram em intercâmbio na Finlândia durante a semana de 9 a 13 de fevereiro.
Estes jovens puderam experimentar a cultura finlandesa, comunicando em inglês com professores, colegas e famílias de acolhimento. Caminhando lado a lado com o colega finlandês, os alunos portugueses contactaram também com colegas alemães e espanhóis do norte de África.
Durante a semana, as atividades foram muito enriquecedoras e diversificadas, dando-se a oportunidade aos alunos de, por exemplo, conhecerem mais aprofundadamente a história da Finlândia (com visitas a museus da região) ou de experimentarem o hábito tão próprio dos finlandeses de fazerem sauna em casa todos os dias, e de praticarem desportos na neve...

Os nossos alunos ficaram também muito satisfeitos por terem conseguido com sucesso comunicar em língua inglesa, tendo sentido que desenvolveram esta competência de uma forma muito significativa apenas numa semana. 

De regresso, pais e filhos partilham connosco emoções e reflexões:

“Esta experiência foi muito enriquecedora para a Francisca. Enquanto pais, claro que houve, no início, algum receio e preocupação, mas aos poucos elas foram desaparecendo. Notamos na Francisca um maior desenvolvimento cultural, educacional e pessoal. Veio com outra maturidade, confiança e autoestima.” 
Pais de uma aluna de 11 anos em intercâmbio

“A minha aventura foi sensacional. Adorei conhecer a cultura finlandesa. Tive alguns momentos em que senti muitas saudades dos meus pais, mas os meus professores foram espetaculares e ajudaram-me a ultrapassar tudo isso. Aprendi muito, foram todos muito atenciosos e vivenciei experiências que nunca mais vou esquecer.” 
Aluna de 11 anos em intercâmbio

“Para mim esta viagem foi fantástica pelo facto de ter conhecido pessoas muito simpáticas, ter conhecido um país diferente, mas principalmente por comunicar através da língua inglesa. Notei que consegui aprofundar muito o meu inglês! Foi muito giro e interessante! Espero poder voltar a viver uma experiência como esta!!” 
Aluna de 11 anos em intercâmbio

“Sem dúvida que esta experiência tanto para nós, pais, como para a minha filha, a Catarina, foi inesquecível. A interação entre crianças e famílias de culturas e meios tão diferentes foi muito bom. Obrigada mais uma vez pela possibilidade de fazer parte deste grupo com sorte.”
Pais de uma aluna de 10 anos em intercâmbio

“Foi com grande orgulho que, no aeroporto, me despedi do meu filho que ia embarcar nesta aventura de viver durante uma semana nas gélidas terras da Finlândia com uma família local. Foi ainda com maior alegria que o recebi, no mesmo aeroporto, no regresso desta aventura. Alegria pela satisfação com que ele me contava as aventuras que viveu. Alegria por ver nesta experiência um sinal que estes jovens nos permitem continuar a reclamar a herança aventureira dos nossos navegadores do século XV que tanto nos orgulham enquanto Nação. Por último, uma palavra de agradecimento para o Colégio Vizela que proporcionou esta experiência, mas acima de tudo dedicar estas parcas palavras aos “bravos aventureiros” que tiveram a coragem e iniciativa de se aventurarem a viver esta experiência enriquecedora e inesquecível.”
Pais de um aluno de 10 anos em intercâmbio