on 27 de fevereiro de 2014


SANTO TIRSO ASSINALA DIA DA PROTEÇÃO CIVIL
COM DEZENAS DE ATIVIDADES

DIAS 28 DE FEVEREIRO E 1 DE MARÇO, NA PRAÇA 25 DE ABRIL

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai assinalar o Dia da Proteção Civil com dezenas de atividades que irão ter lugar durante os próximos dois dias, na Praça 25 de Abril, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. Amanhã, sexta-feira, pelas 10h00, o presidente da autarquia, Joaquim Couto, preside à sessão de abertura das comemorações, acompanhado por um representante da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC). A iniciativa contempla rastreios gratuitos à tensão arterial, glicose e colesterol, demonstração de suporte básico de vida pediátrico e sénior, um simulacro de um acidente rodoviário, exercícios de rappel e escalada, entre outras atividades.

Para assinalar o Dia da Proteção Civil, a Câmara promove, pela primeira vez, uma grandiosa mostra de meios que envolve mais de uma dezena de entidades, desde a Autoridade Marítima do Norte, a ANPC, o Exército, a GNR, a PSP, as corporações de bombeiros do concelho, o INEM, o Centro Hospitalar do Médio Ave, a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Polícia Municipal de Santo Tirso. Estão, também, envolvidos os Clubes de Proteção Civil dos estabelecimentos de ensino do Município.

Com este evento, que decorre sexta-feira e sábado, durante todo o dia, a autarquia pretende sensibilizar os cidadãos para a importância da adoção de comportamentos de autoproteção, numa lógica de promover uma cultura de segurança.

De entre as atividades permanentes que poderão ser vistas na Mostra, destaque para a demonstração da funcionalidade do Veiculo de Gestão Estratégica e Operações, a cargo da ANPC, mostras de técnicas de suporte básico de vida, manuseamento de extintores, técnicas de salvamento, a cargo dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, de Santo Tirso e de Vila das Aves, o patrulhamento a cavalo feito pelo Destacamento de Intervenção do Porto do Regimento de Cavalaria da GNR, as intervenções a cargo do Exército, tais como a torre multiatividades e o rappel, as atividades pedagógicas e os rastreios de saúde a cargo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Santo Tirso/Trofa, Centro Hospitalar do Médio Ave, Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, INEM e Cruz Vermelha Portuguesa.