on 23 de fevereiro de 2014


SEGUNDO O MAIS RECENTE ESTUDO DA “BLOOM CONSULTING”


SANTO TIRSO É O 18º MUNICÍPIO MAIS ATRATIVO DA REGIÃO NORTE

Santo Tirso é o 18º município mais atrativo da região Norte (dos 86 existentes), ocupando o 60º lugar a nível nacional (de um total de 308). Quem o diz é o mais recente estudo “Portugal City Brand Ranking 2014” levado a cabo pela empresa “Bloom Consulting” depois de investigar e comparar o desempenho dos concelhos portugueses nas vertentes do Investimento (Negócios), do Turismo (Visitar) e do Talento (Viver). Como curiosidade, ao nível dos concelhos vizinhos, Santo Tirso aparece à frente da Trofa, Paços de Ferreira, Famalicão e Valongo.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, considera que a posição ocupada pelo concelho é boa, mas realça que ainda há muito a fazer. “Esta classificação é positiva. Contudo, somos ambiciosos e queremos trabalhar para melhorar as condições de vida da população, aumentando a promoção de Santo Tirso a nível nacional”, enfatiza.

Pela primeira vez, foi possível avaliar e classificar a eficácia de cada um dos 308 municípios portugueses e obter uma visão mais fidedigna do panorama nacional, tanto mais que nunca um ranking fora desenvolvido de forma tão completa e detalhada. Numa época de grandes dificuldades económicas para o poder local, estes dados são importantes na definição de prioridades e tomada de decisões por parte dos autarcas e outros decisores políticos que, a partir de agora, podem usar estes indicadores para, por exemplo, reabilitar negócios e investimentos, tornar o turismo mais sustentável, e atrair talento para as suas regiões.

Segundo a Bloom Consulting, o Portugal City Brand Ranking nasceu da necessidade de responder à pergunta: “Por que são alguns municípios mais atrativos do que os outros?”. Daqui resultou que seria necessário avaliar o impacto das estratégias políticas, de urbanismo e de promoção de cada concelho e o de identificar as potencialidades e fragilidades de cada um.

O estudo baseou-se na análise de seis áreas de grande importância, a saber: 1- Atração de Investimento; 2- Atração de Turistas; 3 -Atração de Talento; 4- Aumento de Orgulho; 5- Aperfeiçoamento da Diplomacia Pública e 6- Aumento das Exportações. Feita a análise, Santo Tirso consegue posicionar-se no Top 20 dos concelhos mais atrativos da região Norte. 

A metodologia usada pela Bloom Consulting, ao incorporar um número elevado de variáveis objetivas e relevantes em vez de estudos de opinião, dá a este estudo um grande grau de fiabilidade e objetividade que não pode ser comparado ao de outros estudos do género.

Sediada em Madrid, mas com escritórios em Lisboa, São Paulo e Los Angeles, a , a Bloom Consulting tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos dez anos, trabalhos de investigação com o objetivo de ajudar a definir a melhor estratégia para “vender” a marca de um território ou de uma cidade como um ativo económico e político. Trata-se de uma empresa com experiência e sucesso reconhecido na elaboração de rankings, bem como outros projetos, tendo sido referenciada por meios de comunicação social como “The Economist”, “Forbes” e a “CNN”.