on 14 de fevereiro de 2014


PROVA REALIZA-SE DIA 16 DE FEVEREIRO, A PARTIR DAS 9H30, E VAI PERCORRER CAMINHOS E TRILHOS DOS MONTES PADRÃO E NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

SANTO TIRSO RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ TRAIL DO JESUÍTA

VICE-CAMPEÃ MUNDIAL E CAMPEÃO EUROPEU JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA


O Município de Santo Tirso, em parceria com a Confraria Trotamontes e com os Trampolins de Santo Tirso, vai organizar, pela primeira vez, o Trail do Jesuíta, uma iniciativa que inclui uma prova de 25 km e uma caminhada com a extensão de 10 km. A competição tem partida e chegada do Complexo Desportivo Municipal e vai percorrer os trilhos e os caminhos do Monte Padrão e do Monte de Nossa Senhora da Assunção. A três dias da realização da I edição do Trail do Jesuíta, estão já confirmados mais de 500 atletas, nomeadamente a vice-campeã mundial Vanessa Ortega e o campeão europeu Raul Garcia, bem como alguns dos melhores especialistas portugueses.
Só para a competição mais importante da iniciativa organizada em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso – o trail –, a organização já recebeu a inscrição de 400 atletas, a maioria dos quais provenientes da região norte, mas também de outros pontos do país e de Espanha, que vai estar fortemente representada na prova de 25 km.
Já para a caminhada, numa extensão de 10 km, estão inscritos cerca de 100 atletas, mas a organização estima que o número possa aumentar até ao dia da realização do trail, em face da previsão da melhoria do tempo para 16 de fevereiro.
A concentração dos atletas está marcada para as 8h30, no Complexo Desportivo Municipal. Uma hora depois, será dada a partida para aqueles que vão competir na prova dos 25 km, ao passo que aqueles que se inscreveram na caminhada terão transporte de autocarro até ao Centro Interpretativo do Monte Padrão, local do início do percurso de 10 km. A chegada de uma e outra provas terá lugar no Complexo Desportivo Municipal. A entrega de prémios está prevista para as 13h30.
A realização da I edição do Trail do Jesuíta será abrilhantada pela presença de dois dos melhores atletas mundiais: a espanhola Vanessa Ortega, vice-campeã do mundo e quarta classificada do “ranking”, e o também espanhol Raul Garcia, campeão europeu em título, bem como de alguns dos melhores atletas nacionais, nomeadamente Albino Magalhães, padrinho do evento, João Oliveira, recordista nacional dos 100 km de estrada, André Rodrigues, Diogo Fernandes, Luís Pereira, Pedro Marques, Aires Sousa, Joaquim Sousa, Rosa Madureira, Natércia Silvestre, Ester Alves, entre outros.
Santo Tirso será, dia 16 de fevereiro, a capital do trail europeu, ao receber um cartaz recheado de atletas de craveira internacional. Para o presidente da Câmara, Joaquim Couto, o concelho quer afirmar-se como “um município de referência neste tipo de provas”, uma vez que “Santo Tirso tem condições invejáveis para a prática de atividades desportivas e de lazer”.
Joaquim Couto reconhece mesmo que “Santo Tirso é uma espécie de estádio natural vocacionado para a corrida pedestre”, tendo condições físicas para se impor como palco de modalidades desportivas que se praticam ao ar livre, como é o caso do trail, ou não tivesse oito percursos pedestres devidamente sinalizados.
Mais informações sobre a I edição do Trail do Jesuíta podem ser consultadas em http://confraria-trotamontes.com/jesuita/2014/.