on 11 de março de 2014


EFEMÉRIDE EVOCADA ESTA QUARTA-FEIRA, 12 DE MARÇO
Biblioteca de Guimarães comemora 147º aniversário de Raul Brandão

A Biblioteca Municipal Raul Brandão vai comemorar esta quarta-feira, 12 de março, a passagem do 147º aniversário da data de nascimento do seu patrono, prestigiado escritor e dramaturgo que viveu em Guimarães entre 1886 e 1901. O dia será preenchido com a realização de um conjunto diversificado de iniciativas, cinco dias depois da Biblioteca ter completado 22 anos da inauguração das suas atuais instalações.

O programa de comemorações do nascimento de Raul Brandão principia pelas 11 horas da manhã, com a realização de uma visita à Sociedade Martins Sarmento e ao espólio documental doado por Raul Brandão. De tarde, pelas 15 horas, será exibido o filme de Manoel d' Oliveira, “O Gebo e a Sombra”, uma sessão programada para a Biblioteca Municipal, com a colaboração do Cineclube de Guimarães.
À noite, pelas 21:30 horas, o Auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão acolhe a iniciativa Conversas com Maria João Reynaud (Professora Doutora), José Carlos Seabra Pereira (Professor Doutor), António José Pereira da Costa (Coronel), Vítor Viçoso (Professor Doutor), Vasco Rosa (Doutor), e o brasileiro Otávio Rios (Doutor). Na mesma altura, decorrerá o lançamento das Atas do Colóquio de Raul Brandão, que se realizou em Manaus, no Brasil, em agosto de 2012.
Membro da Rede Nacional de Leitura Pública desde 1987, a atual Biblioteca Municipal Raul Brandão tem origens no Serviço de Bibliotecas e Apoio à Literatura da Fundação Calouste Gulbenkian, criado há cerca de 40 anos sob a direção de Branquinho da Fonseca.

Em 1964, a direção do Círculo de Arte e Recreio (CAR) efetuou um pedido de apoio à Fundação Calouste Gulbenkian e, em 1966, foi inaugurada a Biblioteca Fixa nº 127 da Fundação Calouste Gulbenkian na sede do CAR. Em 1975, esta Biblioteca é instalada no antigo edifício dos Paços do Concelho, mantendo-se aí até 1992. A 7 de março desse ano, é inaugurada a Biblioteca Municipal Raul Brandão, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães.