on 24 de março de 2014




Roadshow ISEP leva experiências à Fábrica de Santo Thyrso, entre 27 e 30 de março

A Engenharia faz-se à estrada

Primeira paragem: Santo Tirso. Na altura em que se aproxima a hora de decidir a área académica que os alunos do 9º ao 12º ano pretendem seguir, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai andar com a casa às costas, de cidade em cidade, para mostrar e proporcionar experiências em Engenharia. O primeiro local para esta grande mostra é a Fábrica de Santo Thyrso, onde, em parceria com a Câmara Municipal, o Instituto estará a partir de quinta-feira e até ao próximo domingo. Construir a ponte de esparguete mais resistente, interagir com umsistema de levitação que permite levantar objetos e manipulá-los no ar, aplicar modelos matemáticos em casos reais, utilizar aplicações (apps) diversas orientadas às redes sociais, lazer, serviços e domótica, participar em atividades para perceber a aplicabilidade da Física na Engenharia, responder a desafios surpresa que ajudam a conhecer e a treinar características pessoais importantes para o sucesso profissional são algumas das experiências que esperam os alunos. “Engenharia na Fábrica”, assim se chama a iniciativa que decorre em Santo Tirso, é uma mostra tecnológica dirigida a candidatos ao Ensino Superior e às suas famílias, escolas e empresas, onde o ISEP apresenta as 11 licenciaturas, além da investigação produzida no Instituto.

Para o presidente do ISEP, “numa altura em que os jovens parecem estar a passar por uma crise vocacional e a possibilidade do desemprego é um dos grandes receios, estas iniciativas tornam-se ainda mais importantes”. João Rocha afirma ainda que “é preciso mostrar e demonstrar aos jovens o que é a Engenharia e o que podem fazer no futuro com as competências que adquirem com um percurso no ISEP. A Engenharia tem futuro e no ISEP temos vários exemplos disso mesmo. É preciso que isto se saiba”, conclui.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso considera que “é fundamental dar a conhecer e, sobretudo, a experimentar as oportunidades do Ensino Superior, neste caso particular da Engenharia”. Joaquim Couto refere ainda que “este é um exemplo do compromisso do Município com a educação e a empregabilidade. Por isso, é com grande satisfação que acolhemos o ISEP na nossa cidade”.

O potencial da Engenharia vai estar representado nesta mostra que inclui, para além dos expositores interativos das diversas áreas, um balcão de aconselhamento vocacional. Serão um momento de formação e partilha do saber aplicado e de boas práticas, valores inerentes ao ISEP e à sua história de 160 anos.

Paralelamente à “Engenharia na Fábrica”, o ISEP e a Câmara Municipal de Santo Tirso prepararam um momento de animação cultural e lúdico, para os visitantes: atuação de tunas, espetáculo de bandas musicais jovens, animação para crianças e demonstrações desportivas.

PROGRAMA COMPLETO:

27 MAR 2014 Quinta-feira
10h00 Abertura
10h30 Visita do Presidente da Câmara Municipal de Santo
Tirso e do Presidente do ISEP
10h45 Atuação do Grupo de Fados do ISEP
19h00 Encerramento

28 MAR 2014 Sexta-feira
10h00 Abertura
21h00 Atuação das Tunas Masculina e Feminina do ISEP
22h00 Encerramento
29 MAR 201
4 \\                  Sábado
11h00 Abertura
11h00 Demonstração do Ginásio ISEP | Zumba
12h00 Demonstração do Ginásio ISEP | GAP
16h00 Atuação do grupo Laranja Mecânica
16h40 Atuação do grupo Macaquinhos do Sótão
17h20 Atuação do grupo 5 Good Fellows
22h00 Encerramento

30 MAR 2014 Domingo
11h00 Abertura
11h15 Demonstração do Ginásio ISEP | Localizada
15h00 Animação para as crianças
Animadores | Pinturas faciais | Modelagem de Balões | Máquina bolas
sabão | Máquina de Pipocas | Músicas Infantis | Jogos didáticos
19h00 Encerramento