on 25 de março de 2014


SEMINÁRIO “PAI, BRINCAS COMIGO?” juntou cerca de 100 participantes em Vizela

A Câmara Municipal de Vizela, em parceria com a Associação Humanitária de Mulheres Empreendedoras, promoveu ontem o seminário “PAI, BRINCAS COMIGO?”, subordinado ao tema ‘O Impacto do Envolvimento Paterno no Desenvolvimento e Progressão das Famílias e das Crianças’.
O seminário abriu com a contadora de histórias, Sofia Freitas. Seguiu-se o Presidente da Câmara Municipal, Dinis Costa, e a Presidente da AHME, Ana Sofia Costa.
Entre os oradores do seminário, de destacar Ricardo Loureiro, sociólogo e representante da FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis, técnico especializado em igualdade e não discriminação, que falou sobre as representações sociais da paternidade e da maternidade e as masculinidades hegemónicas e masculinidades alternativas.
Seguiu-se o Prof. Doutor Jorge Gato, Doutorado em Psicologia pela Universidade do Porto e Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto, que falou sobre os Perfis de envolvimento paterno e familiar - organização dos comportamentos e sobre a homoparentalidade e heteroparentalidade.
Por último, interveio a Dr.ª Ana Alves, Advogada e Jurista no Gabinete para Encaminhamento de Vítimas de Violência Doméstica de Vizela, que abordou os direitos de proteção e licença de parentalidade - boas práticas e responsabilidade social.
 No final, teve lugar um debate aberto ao público, moderado por Carla Xavier, Psicóloga e representante da AHME - Associação Humanitária de Mulheres Empreendedoras Especializada em Igualdade de Género.
O seminário, que contou com a presença de cerca de 100 participantes, teve como objetivo promover a participação ativa dos pais na vida familiar e como público-alvo jovens e associações juvenis, pais, mães, encarregados de educação, técnicos e profissionais de entidades da sociedade civil e população geral com especial interesse na área.