on 11 de março de 2014


CCVF ACOLHE 1ª FASE DA 6ª EDIÇÃO NO DIA 14 DE MARÇO 

Parlamento Jovem Europeu em Guimarães na sexta-feira

O Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe esta sexta-feira, 14 de março, pelas 15 horas, a 1ª Fase da 6ª edição do Parlamento Jovem Europeu, um projeto destinado a alunos cujo objetivo é replicar o processo democrático europeu.

Subordinada ao tema “Mobilidade nos Espaços Públicos”, participam nesta fase as Escolas Secundárias das Taipas, Martins Sarmento e Santos Simões. As Escolas Profitecla e Cisave representarão o ensino profissional.

O objetivo principal da realização da atividade Parlamento Jovem Europeu consiste no apelo ao sentimento de cidadania europeia dos jovens, de forma a instigar o debate sobre as principais questões da atualidade e a apresentação de medidas (práticas e exequíveis) para a resolução dos temas abordados.

Com o idioma da sessão a decorrer integralmente na língua inglesa, as equipas participantes, num primeiro momento, vão apresentar os seus projetos e medidas, durante aproximadamente 15 minutos. Terminada esta etapa, inicia-se o período de debate, onde as equipas, ao longo de 30 minutos, interpelam ordenadamente as demais apresentações e ideias, evidenciando as debilidades e as virtudes dos respectivos projetos.

Após o debate, as equipas terão a possibilidade de realizar uma ronda para reforçar as suas alegações finais. No final, inicia-se o processo de votação, onde procederão à votação nas melhores apresentações/ideias/medidas. A equipa com maior votação sagra-se vencedora da 6ª edição do Parlamento Jovem Europeu.

No âmbito da estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, foi assinado em Guimarães, no dia 23 de Junho 2008, um Protocolo Multilateral de Adesão, que criou formalmente a Associação Intermunicipal de natureza europeia, sem fins lucrativos, denominada de “Parlamento Jovem Europeu", da qual são membros as cidades geminadas de Igualada (Espanha), Tacoronte (Espanha), Kaiserslautern (Alemanha) e Compiègne (França).

O Parlamento Jovem Europeu assume como objetivos prioritários a promoção dos laços de amizade e confraternização, o entendimento e cooperação entre os seus municípios membros e o debate de questões diferenciadas, relacionadas com a atualidade da União Europeia.

A equipa que angariar mais votos na edição desta sexta-feira representará o concelho de Guimarães na 2ª Fase do Parlamento Jovem Europeu 2014, que decorrerá em Tourcoing (França) no próximo mês de maio.