on 23 de março de 2014


Alunos da Escola Secundária na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

Foi no passado dia 18 de Março que, mais uma vez, a Escola Secundária de Caldas de Vizela esteve presente na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens em Braga. Desta feita, a representação esteve a cargo dos deputados efetivos Inês Costa e César Machado e do deputado suplente Vítor Antunes, todos alunos do 12º ano. 
A mesa da sessão de abertura deste ano contou com a presença de diversas individualidades, o Diretor Regional do IPDJ, Dr. Manuel Barros, o Diretor da DGEste, Dr. Aristides Sousa, o Deputado da Assembleia de República, Dr. João Lobo, a presidente da Assembleia Municipal, Dra. Hortense Santos e ainda a novidade da presença do próprio Presidente da Câmara de Braga, Dr. Ricardo Rio, que, sabiamente e de um modo muito simples, fez com que todos os deputados das 30 escolas que marcaram presença refletissem sobre o significado do tema deste ano Crise Demográfica: Emigração, Natalidade, Envelhecimento. Assim, ao pedir que se levantassem primeiro os filhos únicos, depois os que tinham um irmão ou irmã, depois os que tinham dois irmãos e por fim os que tivessem três ou mais (apenas um se levantou!) rapidamente demonstrou que a grande maioria dos 90 alunos presentes ou eram filhos únicos ou apenas tinham um irmão, o que não é suficiente para, pelo menos, repor a população.
A sessão decorreu de maneira ordeira e participada e os deputados vizelenses estiveram à altura do seu papel. A simpatia, simplicidade e determinação das suas intervenções conquistaram a plateia a ponto de obter uma classificação significativa e que por um voto apenas nos não deixou fazer parte das 5 equipas selecionadas para a tão desejada participação na Sessão Nacional na Assembleia da República. Somos a segunda equipa suplente, ou seja a sétima classificada entre as 30 escolas presentes.
Parabéns aos Jovens Deputados!

A responsável pelo projeto
Maria José Ramos