on 11 de março de 2014

CERTAME INTERNACIONAL REALIZA-SE DE 12 A 16 DE MARÇO, NA FIL, EM LISBOA

SANTO TIRSO VAI ESTAR PELA PRIMEIRA VEZ PRESENTE NA FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

O Município de Santo Tirso vai participar, pela primeira vez, na BTL-Feira Internacional de Turismo, que se realiza de 12 a 16 de março, em Lisboa, com o objetivo de promover no maior certame turístico nacional as potencialidades do concelho junto dos 60 mil visitantes esperados na feira, entre profissionais do setor e público.
Depois de, em fevereiro, ter marcado presença, também pela primeira vez, no maior evento gastronómico da Península Ibérica, em Ourense, Espanha, o Município de Santo Tirso dá agora a conhecer-se na BTL-Feira Internacional de Turismo, integrado no stand do Turismo Porto e Norte de Portugal.
A presença de Santo Tirso na maior feira de turismo de Portugal é o resultado de uma aposta estratégica feita pelo executivo municipal liderado por Joaquim Couto, que definiu como uma das prioridades para o mandato iniciado em outubro a área do Turismo. “O concelho tem um património invejável que precisa de ser promovido interna e externamente, em certames como a BTL, com vista a atrair turistas a Santo Tirso”, sublinha o presidente da Câmara, para quem a participação do Município na Feira Internacional de Turismo “é mais um passo no sentido de impulsionar um setor municipal que pode crescer muito nos próximos anos”.
Para Joaquim Couto, em Santo Tirso, “há um conjunto de potencialidades na área do Turismo que justifica uma promoção integrada no stand do Turismo Porto e Norte”, nomeadamente a riqueza gastronómica, com os famosos jesuítas, o artesanal Licor de Singeverga ou os Vinhos Verdes, únicos no Mundo; arquitetónica, de que é expoente máximo o Mosteiro de S. Bento, património nacional e candidato a património da Humanidade; cultural, com a existência do único Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre na Europa; ou paisagística, entre outras.
“O Turismo tem crescido exponencialmente em Portugal e é hoje um setor incontornável no desenvolvimento do país, pelo que Santo Tirso não pode ficar para trás na estratégia de promoção da região e do país aquém e além-fronteiras”, defende o presidente da Câmara, dando a garantia de que o Município “vai passar a estar representado em certames que possam, direta e indiretamente, atrair não apenas turistas como também investimentos, como é o caso da BTL”.
A participação de Santo Tirso na Feira Internacional de Turismo fica marcada, no dia da abertura, 12 de março, por duas provas comentadas do Licor de Singeverga, da responsabilidade de Frei Pedro, monge do Mosteiro de Singeverga, local onde é produzido o único licor português exclusivamente conventual, e dos jesuítas e limonetes, a cargo de Luísa Pelayo, representante da Confraria do Jesuíta.
Outro dos pontos altos da presença do Município na BTL terá lugar a 14 de março, dia dedicado aos Vinhos Verdes, com provas orientadas por profissionais e enólogos da Adega Cooperativa de Santo Tirso, Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, Quinta de Covas e Quinta de Gomariz.
Para além de aproveitar a realização da Feira Internacional de Turismo para promover a candidatura do Mosteiro de S. Bento a Património Mundial da Humanidade, Santo Tirso vai ainda levar à FIL o golfe do Vale Pisão, os bombons da Cooperativa de Apoio à Inserção do Deficiente, as bolachas conventuais de Santa Escolástica, ou um workshop de Delfim Manuel, um dos mais conceituados artesãos do país.
Por fim, a participação de Santo Tirso na BTL far-se-á ainda sentir no espaço do Parque das Nações pela atuação do Rancho Típico de Santa Maria de Reguenga e pela presença da rainha e princesa do Vinho Verde do concelho.

PROGRAMA
Dia 12 | quarta-feira
10h00
Abertura da feira

11h00
Prova comentada e degustação do Licor de Singeverga

12h00
Prova comentada e degustação de jesuítas e limonetes

14h30
Promoção do Golfe de Vale Pisão

Dia 13 | quinta-feira
10h00
Degustação de mel da Encosta da Assunção
Degustação de jesuítas e limonetes

15h00
Degustação de bombons da CAID
Degustação de Licor de Singeverga
Projeção de filmes promocionais de Vale Pisão, Termas das Caldas da Saúde e artesanato

Dia 14 | sexta-feira
12h00
Participação da rainha e princesa do Vinho Verde de Santo Tirso

16h00
Prova de vinhos, orientadas pela Adega Cooperativa de Santo Tirso, Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, Quinta de Covas e Quinta de Gomariz
Degustação das bolachas conventuais de Santa Escolástica

Dia 15 | sábado
13h30
Workshop de artesanato dirigido por Delfim Manuel
Projeção de vídeo promocional

15h30
Promoção das Termas das Caldas da Saúde

16h30
Atuação do Rancho Típico de Santa Maria da Reguenga

Dia 16 | domingo
15h00
Promoção das Termas das Caldas da Saúde