on 24 de março de 2014




Pelas crianças em risco
Município de Vizela é Concelho Pijama

O concelho de Vizela teve uma participação ativa no último Dia Nacional do Pijama, organizado pela Mundos de Vida, Associação para a Educação e Solidariedade, a 20 de novembro de 2013.
Do concelho participaram na iniciativa sete estabelecimentos de ensino, num total de 27 salas e 525 alunos de creches e jardins-de-infância.
Assim, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, recebeu das mãos da diretora do Serviço da Família da Mundos de Vida, Celina Cláudio, o diploma de Concelho Pijama.
O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário em que crianças de todo o país, incluindo ilhas, ajudam outras crianças com as vertentes solidária, educativa e lúdica. Na edição do ano passado, participaram, em todo o país, mais de 143 mil crianças.
A Mundos de Vida, do concelho de Vila Nova de Famalicão, é atualmente a única instituição portuguesa que dispõe de um serviço de acolhimento familiar de crianças e jovens em risco. O Dia Nacional do Pijama surge para sensibilizar os portugueses para esta causa, na certeza de que uma criança cresce melhor numa família, mesmo que não seja a sua. No nosso país, das mais de 8.500 crianças que não vivem com os seus pais, apenas 5% vive em famílias de acolhimento sendo que as outras 95% vivem em instituições. Uma realidade bem diferente da de outros países nomeadamente Inglaterra onde 75% destas crianças estão em famílias de acolhimento.
São padrinhos deste projeto os apresentadores de TV Jorge Gabriel e Sónia Araújo, tendo ainda como parceiros, a Fundação EDP, a RTP e a TVI, entre outras empresas locais.