on 8 de abril de 2014




Dia Mundial da Consciencialização do Autismo 

No passado dia 3 de abril de 2014, a Associação Recreativa de Rebordões e a sua Secção de Karate na pessoa do treinador Jorge Machado, Embaixador para a Ética no Desporto pelo PNED e da campanha da FNKP "KaratÉxemplo", aliou-se ao Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, no âmbito da efeméride promovida pela ONU.
Esta efeméride foi definida pela ONU em prol da divulgação de informações sobre o autismo e pela sua luta por mais direitos e menos preconceito.
"O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, afeta a sua capacidade de socialização (estabelecer relacionamentos) e comportamental (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebra-se no dia 2 de abril e acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo." - fonte Wikipédia
Desenvolvida no âmbito da Campanha de Ética e Fair-Play “KaratÉxemplo” dinamizada pela FNK-P e do PNED, foi objetivo desta atividade sensibilizar a população para a problemática do autismo, a qual afeta dezenas de crianças no Município de Santo Tirso.
Para participação no evento foi estimulado que os intervenientes utilizassem um qualquer adereço azul (cor associada ao movimento autista). O evento contou com a participação da aluna especial deste clube a Margarida.
Em nome da ARR – Karate, do Plano para a Ética no Desporto e da Federação Portuguesa de Karate, queremos agradecer a presença e enaltecer aqueles que todos os dias lutam pelos direitos destas e de outras crianças especiais."