on 27 de maio de 2014




A Câmara Municipal de Vizela, através do grupo de trabalho Cittaslow e Setor de Turismo, em parceria com a empresa Get Green (de mobilidade sustentável), realizaram este domingo, dia 24 de maio de 2014, o evento ‘Be Green 4Ever’.
Dada a proximidade entre Vizela e Guimarães, esta iniciativa visou demonstrar o uso da bicicleta (inclusivamente a elétrica) na ligação entre a cidade berço e a cidade termal, como forma de deslocação possível e sustentável para uso diário.
Na iniciativa, além de técnicos das duas câmaras e da empresa Get Green, foram também convidados dois alunos de Erasmus da Universidade do Minho; um representante da hotelaria de Guimarães; um representante industrial; um representante de uma empresa turística e um representante do evento Massa Crítica.
Após a ligação que partiu da Plataforma das Artes, em Guimarães, os convidados foram recebidos no Jardim Manuel Faria pelo Presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa, e pelo Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, João Polery, que, in loco, tiveram oportunidade de conversar com os participantes e de experimentar dois modelos de bicicletas elétricas.
Posteriormente, os participantes fizeram um tour em bicicleta, por Vizela, após o qual tiveram a oportunidade de degustar a boa gastronomia e doçaria vizelense, contando para este efeito com o apoio do Museu do Presunto, da Adega Avelino e da Kibom.
Esta iniciativa serviu para dar a conhecer Vizela como destino de rotas clicáveis sobretudo procuradas por estrangeiros e jovens estudantes de Erasmus.
A Câmara Municipal de Vizela vai estabelecer um protocolo de parceria com empresa Get Green, para a colocação de bicicleta elétricas no Jardim Manuel Faria, no âmbito da abertura da Loja Interativa de Turismo de Vizela.