on 9 de maio de 2014

PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA JÁ TEM LUGAR RESERVADO NA 2ª EDIÇÃO DO ART ON CHAIRS

Durão Barroso aceitou o desafio da Câmara Municipal de Paredes para inspirar uma das 11 cadeiras da iniciativa DUETS que integrarão a exposição internacional Art on Chairs e o leilão a favor do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Desenhar uma cadeira à imagem do atual Presidente da Comissão Europeia é o desafio que foi colocado ao premiado designer português Paulo Parra e cujo resultado final será revelado já no próximo mês de junho
O atual Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, é a mais recente personalidade a integrar a iniciativa de responsabilidade social DUETS, juntando-se a nomes como Lula da Silva, Diego Maradona ou Jenson Button na 2ª edição do Art on Chairs.
O antigo primeiro-ministro português respondeu positivamente ao convite endereçado pela Câmara Municipal de Paredes, entidade promotora deste projeto, para inspirar uma das cadeiras que integrará a exposição internacional Art on Chairs, entre setembro de 2014 a abril de 2015, em Paredes, Lisboa, Beijing, Dubai e Milão.
De cariz exclusivamente humanitário, DUETS convida 11 figuras de prestígio internacional e 11 conceituados artistas nacionais para um encontro que fornece o mote para o desenvolvimento de uma cadeira, capaz de refletir a personalidade convidada e o designer que a interpreta.
Lisboa foi o palco deste recente encontro, intermediado por José Bártolo, novo comissário do DUETS, que juntou Durão Barroso ao premiado designer português Paulo Parra, a quem cabe agora o desafio criativo de projetar uma cadeira à imagem do Presidente da Comissão Europeia.
“Admiro muito como se consegue transformar um conceito estético num objeto”, afirmou Durão Barroso durante a conversa informal em que revelou ser um apaixonado pela literatura – “o livro é o meu objeto de eleição” – e um confesso “admirador de arte nas suas mais variadas expressões, incluindo o Design, uma área onde Portugal, por ser um país criativo, com muitas influências e que sabe fazer bem, tem um enorme potencial”, admitiu.



Nomeado em 2004 para a presidência do executivo comunitário, Durão Barroso é o primeiro português a ocupar este cargo, que deixará a 31 de outubro próximo, após a sua recondução em 2009. Será, de resto, ainda na qualidade de Presidente da Comissão Europeia que conhecerá o resultado final deste Dueto – para já, o único 100 por cento nacional nesta edição.
Seguindo a metodologia da 1ª edição, serão produzidas por empresas de mobiliário de Paredes 5 cadeiras por cada Dueto, sendo o primeiro exemplar leiloado a favor do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e as suas ações educativas no continente africano.
Em 2012, recorde-se, o leilão às 11 cadeiras do DUETS rendeu um total de 111.500 euros que beneficiou diretamente 3.700 crianças refugiadas da guerra da Síria.


SOBRE O DESIGNER:

Paulo Parra é Doutorado em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde exerce atividade académica e Coordena a Área de Design de Equipamento. 

Com um percurso multifacetado na área do Design, como professor, investigador, conferencista, escritor, colecionador, curador e projetista, foi ainda Diretor do Curso de Design da Universidade de Évora, assim como Coordenador de Design Industrial do IADE e da ESAD. 

O seu trabalho tem sido distinguido na área da Inovação em Design com prémios como o “Best Of IF”, atribuído pela Feira de Hannover na Alemanha, na Bienal “Design for Europe”, Bélgica e na Bienal de Osaka, Japão. 

Publicou obras e artigos sobre Projeto e História do Design e constituiu a Coleção Paulo Parra, acervo de importância histórica com um núcleo com mais de 2.500 peças de Design Industrial, assim como um núcleo de 500 peças de Design Nacional.

Integrou exposições em vários países da Europa, Ásia e América e esteve ainda representado em 2008 na Expo de Saragoça, através de convite do Pavilhão de Portugal.

Mais informações em www.artonchairs.com.