on 19 de maio de 2014



eSolidar.com: Solidariedade chega ao e-commerce em Portugal

Nasce agora a mais recente e inovadora rede solidária, a esolidar.com, através da qual ao comprar e vender está a ajudar-se quem mais precisa.
Nasce amanhã a primeira plataforma de comércio solidário, a eSolidar, onde a tecnologia abraça a solidariedade. A eSolidar traduz-se num ecossistema tecnológico social e solidário, através do qual é possível contribuir para um mundo melhor, mediante a compra, leilão e venda de artigos.

A eSolidar disponibiliza novas fontes de sustentabilidade a organizações sem fins lucrativos. Na verdade, oferece ferramentas de fundraising, que tiram partido do poder do comércio eletrónico num modelo de profit share, em que todos os envolvidos ganham uma parte do lucro. Na prática, para cada produto a transacionar, o vendedor tem a possibilidade de definir uma percentagem do valor da venda – visível por qualquer pessoa – que reverta para uma instituição sem finalidade lucrativa à sua escolha. A missão da eSolidar é assim potenciar a comunidade para aumentar a visibilidade e sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos através de ferramentas tecnológicas e sociais.

A eSolidar, além disso, permite a qualquer Organização sem fins lucrativos aderir e registar-se na plataforma, de forma a ter também a possibilidade de vender, criar a sua loja e disponibilizar leilões de experiências/produtos exclusivos de organizações e celebridades.
A eSolidar disponibiliza assim, um ecossistema baseado em 3 ferramentas de e-commerce que se completam:

· Lojas sociais para as organizações, onde cada organização pode vender os seus artigos e exportar a sua loja para uma página do Facebook ou o seu website;

· Leilões solidários através dos quais as celebridades e entidades abraçam as causas de solidariedade e disponibilizam artigos pessoais ou experiências para leilão, sendo que o valor angariado reverte para uma organização sem fins lucrativos;

· Mercado online, onde qualquer pessoa pode vender os seus artigos novos ou usados. Aqui, ovendedor define para cada produto uma percentagem do valor da venda, visível por qualquer pessoa, que reverterá para uma organização sem fins lucrativos à sua escolha. Funciona como uma rede social onde é possível seguir amigos, comentar vendas, recomendar produtos e interagir com instituições de solidariedade social. Além disso, mesmo que o utilizador não queira comprar nem vender, poderá ajudar e ser recompensado por partilhar vendas solidárias, com a vantagem de receber 1% do valor da venda como recompensa, caso a transação seja efetuada a partir do link da sua partilha.

Até ao momento, para ajudar algumas das causas que combatem os problemas mais relevantes da sociedade, fazem parte da eSolidar, organizações como a Helpo, Ajuda de Berço, CERCI Braga, Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação, APLL - Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas, Santa Casa da Misericórdia de Braga, Operação Nariz Vermelho, Associação Salvador, entre outras.

O primeiro leilão solidário presente na plataforma intitula-se Bola Solidária colocando à disposição a última bola utilizada no jogo entre Benfica e Olhanense, que valeu o 33.º título de campeão nacional de futebol aos "encarnados", e que foi entregue pelo árbitro da partida, Carlos Xistra, à associação O Mundo da Carolina.

Este leilão decorre até ao próximo dia 1 de junho, com um valor base de licitação de 1€ a decorrer desde já em http://www.esolidar.com

O valor angariado pelo leilão destina-se à edição de um livro solidário cujas receitas revertem para a Acreditar,Aldeias SOS e APPACDM-Covilhã.