on 15 de maio de 2014




SEMINÁRIO "Saúde e Violência" – NAMORO juntou 85 participantes em Vizela

O seminário “Saúde e Violência" – NAMORO”, promovido pela Câmara Municipal de Vizela, em parceria com a Associação Humanitária de Mulheres Empreendedoras, juntou 85 participantes no auditório da Escola Secundária de Vizela.
A sessão da abertura esteve a cargo da Vereadora da Câmara Municipal, Dora Gaspar. Em representação da Associação Humanitária de Mulheres Empreendedoras esteve Carla Xavier. A abertura contou também com a intervenção da Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vizela, Diana Borges.
As intervenções versaram sobretudo sobre temas como os estereótipos e papéis de género, que acabam por definir e condicionar a forma como a sexualidade e as relações de amor são vividas. Foi igualmente abordada a problemática da violência de género no contexto dos serviços de saúde e formas de intervenção.
Entre as intervenções, de destacar o Prof. Doutor José Eduardo Pinto da Costa, Médico especialista em Medicina Legal, Professor Catedrático, cuja intervenção versou sobre a temática da ‘Sexualidade na adolescência - raparigas e rapazes: relacionamentos saudáveis / relacionamentos destrutivos’.
Nas intervenções foi também abordado o tema ‘Amor... Ciúme... Confiança... -estereótipos de género e papéis sociais’, pela psicóloga Ana Machado, responsável pelo Gabinete de Encaminhamento de Vítimas de Violência Doméstica de Vizela.
Nesta sessão foi também abordada a temática do ‘Sistema Público de Saúde: a importância do trabalho em rede, aspetos éticos na atuação em casos de violência nas relações de intimidade: dever de confidencialidade vs obrigatoriedade de denúncia’, que esteve a cargo dos médicos da Unidade de Saúde Familiar de Vizela - Novos Rumos, Fernando Carvalho e Helena Ribeiro.