on 18 de junho de 2014


PROGRAMA COMPLETO DO “24 DE JUNHO – DIA UM DE PORTUGAL”
Guimarães comemora 886º aniversário da Batalha de São Mamede durante uma semana

Uma sessão solene evocativa do "24 de junho – Dia Um de Portugal", inaugurações, uma prova de atletismo, um encontro geral de funcionários da Autarquia, eventos musicais e apresentações públicas de livros fazem parte do programa de comemorações da Batalha de São Mamede de 1128.

A realização de um workshop motivacional destinado a todos os funcionários do Município de Guimarães dá início, esta quinta-feira, 19 de junho, ao conjunto de eventos que vão assinalar as comemorações do 886º aniversário da Batalha de São Mamede, promovidas pela Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do “24 de junho – Dia Um de Portugal”.

Pensada para ter uma regularidade anual, a primeira edição deste encontro geral de funcionários e colaboradores da Autarquia, denominado “TODOS somos PARTicipantes”, decorrerá no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor e organiza-se em duas sessões, uma, de manhã, entre as 10:15 horas e as 12:30 horas e a segunda, de tarde, das 14:45 às 17 horas, num modelo que permite manter abertos ao público os serviços do Município de Guimarães.

Em ambas as sessões, estarão presentes Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, e Adelina Paula Pinto, Vereadora dos Recursos Humanos do Município, que fará uma intervenção subordinada ao tema “Motivar e Envolver”. Jorge Sequeira, “motivacional speaker”, docente universitário e investigador, será o autor de um colóquio intitulado “Equipas Vencedoras”, cujo objetivo é aumentar os índices de motivação de todos os trabalhadores, focando-os na melhoria do serviço público prestado aos cidadãos.

O programa geral das comemorações do “Dia Um de Portugal”, que se prolongam até ao dia 27 de junho, continua no sábado, 21 de junho, durante doze horas de música ininterrupta no Centro Histórico, com a realização da “Sunset Praça”, entre as 14 e as 02 horas, na Praça de S. Tiago. No domingo, dia 22, decorrerá nas principais ruas da cidade a 2ª Meia Maratona Guimarães/EDP – Corrida dos Conquistadores.

Um dia depois, na segunda-feira, 23 de junho, pelas 18:30 horas, a Plataforma das Artes e da Criatividade recebe a sessão de lançamento do livro “Historia de la Influencia de Borgoña en la configuración de España Y Portugal”, da autoria de José Luís Machado, escritor descendente de vimaranenses que está a viver em Tacoronte, cidade espanhola geminada com Guimarães desde 1997.

TERÇA-FEIRA REPLETA DE EVENTOS
O dia 24 de junho principiará com o Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, pelas 09:30 horas, no Largo Cónego José Maria Gomes. Meia hora depois, decorrerá a inauguração da Loja Interativa de Turismo, situada na Praça de S. Tiago e, pelas 11 horas, será oficialmente inaugurado o novo Centro Cívico de Conde e o Circuito de Manutenção Dulce Félix.

Igualmente a esta hora, o centro da cidade de Guimarães anima-se com a atuação da Banda Musical de Caldas das Taipas, num concerto agendado para o Coreto do Jardim da Alameda. Pelas 12 horas, têm início dois eventos. A Câmara Municipal e a Universidade do Minho procedem à abertura oficial do Laboratório da Paisagem, na Veiga de Creixomil, e na Igreja da Colegiada da Oliveira será celebrada uma eucaristia evocativa do “Dia Um de Portugal”.

Na tarde de 24 de junho, pelas 15:30 horas, no Paço dos Duques de Bragança, é apresentado o livro “Aparato Histórico dos Argumentos de Santidade do Rei Afonso Henriques”, uma edição da Câmara Municipal de Guimarães. Entre as 17 e as 19 horas, a Academia de Música Valentim Moreira de Sá promoverá concertos em vários locais do Centro Histórico.

O ponto alto do programa de comemorações do “24 de junho – Dia Um de Portugal” está marcado para o Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, pelas 17:30 horas, com a realização da Sessão Solene evocativa do 886º aniversário da Batalha de São Mamede, uma cerimónia que contará com a atuação da Orquestra Juvenil da Sociedade Musical de Pevidém.

O calendário de celebrações encerra no dia 27 de junho, sexta-feira, pelas 21:30 horas, com a realização de um concerto da Orquestra do Norte agendado para o Claustro do Paço dos Duques de Bragança.