on 17 de junho de 2014



Anualmente o dia 14 de Junho assinala o Dia Mundial do Dador de Sangue. Todos os anos a efeméride é comemorada num local diferente do País e este ano foi Torres Novas a cidade escolhida pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Nela participaram os Dadores de Sangue, representantes das Associações de Dadores de Sangue, as Federações de Dadores de Sangue e outros parceiros institucionais que colaboram com o IPST, como é o caso do INFARMED e INEM.

A cerimónia oficial decorreu no bonito Castelo de Torres Novas e foi presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, com a presença do Presidente da Câmara de Torres Novas, do Presidente do IPST, e dos Presidentes das duas Federações de Dadores de Sangue, FEPODABES e FAS.
Dos discursos há a salientar que, apesar da consciência da população portuguesa para a importância da dádiva benévola de sangue, a promoção e sensibilização nunca é um dado adquirido, mas sim um processo dinâmico. É necessário de uma forma permanente comunicar com a comunidade e informá-la das necessidades diárias dos nossos hospitais.
A Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Vizela, também esteve presente e aproveitou a iniciativa para realizar o batismo oficial da sua viatura.