on 11 de junho de 2014


No passado domingo, dia 08 de junho, teve lugar o II Festival Nacional de Folclore de Tagilde. Este evento teve início às 11h00, com a receção dos convidados e grupos participantes no Salão Nobre da Junta de Freguesia em Tagilde, nomeadamente o Grupo Folclórico de Tagilde (Vizela), Grupo Folclórico Poço da Cruz (Mira), Rancho Folclórico do Penedo (Batalha), Rancho Folclórico Santa Eugénia (Alijó) e Rancho Folclórico Rosas de S. Miguel de Vilarinho (S. Tirso). Esta receção teve como intuito a demonstração do património histórico-cultural do Concelho de Vizela, e em particular da Freguesia de Tagilde.



Em seguida, teve lugar um almoço convívio com cerca de 220 pessoas, na Escola EB2,3/S de Infias.
Por volta das 14h00, seguiu-se o Cortejo de S. Gonçalo, desde a Rua da Trancosa até à Capela de S. Gonçalo, onde começou o festival, com a atuação do grupo organizador. Foi feita uma homenagem à Fundadora do Grupo Folclórico de Tagilde e Presidente da Junta, Dra. Paula Lima, bem como à Ensaiadora do Grupo Folclórico, D. Paula Pereira. 


Para além dos grupos, estiveram presentes no evento vários convidados, entre os quais, o Apresentador, Ricardo Vieira, a Vereadora da Cultura, Dra. Dora Gaspar, o Pároco da Freguesia, Padre Cândido Magalhães e o Sargento Alves, Comandante da GNR de Vizela, uma vez que o Rancho Folclórico Santa Eugénia (Alijó) é proveniente da sua Terra.
Este festival foi inserido no âmbito das Festas em Honra de S. Gonçalo e contou com o apoio da Comissão de Festas.