on 23 de julho de 2014




FESTAS DA CIDADE DE GUIMARÃES(programa completo)
Iluminações (já) ligadas no Campo da Feira anunciam Festas Gualterianas 2014

Fachada da Igreja de Santos Passos com cores alternadas atraiu muito público na primeira noite. Na próxima sexta-feira, será ligada a iluminação nas restantes ruas.
O Município de Guimarães procedeu à ligação das primeiras iluminações alusivas à edição deste ano das Festas Gualterianas, inaugurando no início deste fim de semana, no Largo República do Brasil, conhecido entre os vimaranenses por Campo da Feira, um sistema de iluminação alternada na fachada da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.
Sete cores diferentes, projetadas rotativamente no templo religioso, permitem criar sete efeitos de luzes numa única fachada. O novo padrão visual de uma das principais igrejas do centro da cidade foi, nas primeiras horas, bastante fotografado por cidadãos que assistiram à ligação inaugural das iluminações das Festas Gualterianas 2014, celebradas anualmente no primeiro fim de semana de agosto em honra de São Gualter, padroeiro de Guimarães.
Sob a entrada principal da Igreja de Santos Passos, foi colocada uma imagem de São Gualter em néon-LED, acompanhada por letras de identificação a fim de anunciar as Festas da Cidade e Gualterianas. As quatro imagens que se encontram distribuídas pela fachada da igreja foram igualmente contornadas com iluminação própria.
Além da torre da Igreja de Santos Passos, a Câmara Municipal de Guimarães procedeu também à ligação das luzes do jardim no Largo República do Brasil, na noite desta sexta-feira, 18 de julho, cuja decoração festiva inclui peças centrais em forma de chafariz e uma bola tridimensional com um diâmetro de 1,20 metros.
A iluminação dos arbustos e a escolha de peças figurativas a simularem o rufar de tambores, numa evocação da memória da Feira de São Gualter que ali se realizava, daí a designação popular de “Campo da Feira”, completam a primeira fase de colocação da iluminação festiva. A ligação das luzes das Gualterianas 2014 nas restantes ruas do centro de Guimarães está marcada para o dia 25 de julho (sexta-feira), igualmente às 21 horas.

| GALERIA IMAGENS |
http://www.cm-guimaraes.pt/frontoffice/pages/100?news_id=1689



Quatro espetáculos no Toural e dois concertos no exterior da Plataforma das Artes (Expensive Soul e Amor Electro) são alguns dos pontos altos dos quatro dias de Festas Gualterianas.

A realização de quatro iniciativas de âmbito musical no Largo do Toural, duas no sábado e duas no domingo, constitui uma das novidades na edição deste ano das Festas Gualterianas. A emblemática praça de Guimarães receberá uma atuação de Tocadores de Concertinas no dia 02 de agosto (17 horas) e, à noite, será palco do Festival Internacional de Folclore, que no ano passado decorreu no Largo da Mumadona. No dia seguinte, o Toural será o cenário para a realização de dois eventos com bandas de música (17h00 e 21h30).

O Desfile e Concentração dos Grupos de Bombos vão abrir as Festas Gualterianas 2014 no dia 01 de agosto (sexta-feira), pelas 18 horas, num percurso pelas ruas da cidade. Meia hora depois, é inaugurada a exposição “O Trabalho”, organizada pela Muralha – Associação para Defesa do Património de Guimarães, um olhar sobre os ofícios e os artífices vimaranenses, revisitando as indústrias que marcaram a cidade até aos dias de hoje.

A exposição ficará patente no GuimarãeShopping até ao dia 25 de setembro. À noite, os Cantares ao Desafio alegram o Coreto do Jardim da Alameda. Às 22 horas, os Bizu Coolective põem a cidade a dançar ao estilo de uma orquestra/big band que contagia todos à sua passagem.

O primeiro dia de Gualterianas fecha com chave de ouro com um concerto dos Expensive Soul, com hora marcada para as 22 horas, na praça da Plataforma das Artes. Com um registo musical que mistura soul, reggae, r&b e hip hop, a banda de Leça da Palmeira conta já com um longo percurso musical e uma carreira recheada de êxitos.

No dia 02 de agosto, sábado, as Festas voltam com toda a força, bem cedo, pela manhã. Às 10 horas, o Campo de S. Mamede recebe a famosa Feira de Gado e Concurso Pecuário. Pelas 17 horas, o Largo do Toural enche-se de vida com a Arruada e Atuação de Tocadores de Concertinas. No início de noite, há Festival Internacional de Folclore no Largo do Toural.

A animação segue para a Plataforma das Artes onde atuam os Amor Electro às 22 horas. A banda tornou-se conhecida do público quando, em 2011, lançaram o disco “Cai o Carmo e a Trindade”, que foi um enorme sucesso. Os Amor Electro renderam o público e a crítica com o seu estilo musical vincado, juntando influências da música popular portuguesa com pop eletrónica a que acresce a voz da irreverente vocalista. A banda apresenta o novo trabalho “Revolução”, que não perde o elemento essencial do seu ADN, a portugalidade. A noite termina com uma sessão de fogo de artifício na Alameda Alfredo Pimenta.

DIVERSIFICADO LEQUE DE PROPOSTAS 
No domingo, dia 03, as Gualterianas continuam a tomar conta de Guimarães. Pelas 11 horas, há o tradicional Desfile de Charretes Antigas que irá percorrer as ruas da cidade. À tarde, a partir das 17 horas, a Majestosa Procissão de S. Gualter sai da Igreja de S. Francisco e percorre as ruas vimaranenses. Na noite de domingo, a praça da Plataforma das Artes volta a dar música, desta vez com os GuimaFloyd, banda da cidade que tenta recriar tão fidedignamente quanto possível a sonoridade dos britânicos Pink Floyd.

Para além da programação anteriormente referida, o fim de semana das Festas Gualterianas tem muito mais iniciativas a oferecer como concertos dos grupos musicais “Os Cinco em Palco” e “Al Meida”, no Coreto do Jardim da Alameda, e a Banda de Golães no Largo do Toural. O domingo de manhã será preenchido com as Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter na Igreja de S. Francisco e à noite não pode também perder o Despique de Bandas no Largo do Toural.

No último dia de festividades, dia 04, segunda-feira, o Centro Equestre do Loureiro Velho, em Fermentões, acolhe ainda a Corrida de Cavalos. À noite, a tão esperada Marcha Gualteriana encerra as Festas da Cidade. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um bilhete, no valor de 7,5 euros, à venda no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade e na loja Oficina (Rua Rainha D. Maria II).