on 18 de agosto de 2014


Desportivo Jorge Antunes participa no Campeonato Nacional de Sub-20 

É já na época 2014/2015 que o Desportivo Jorge Antunes arranca com a equipa de Sub-20, anteriormente Juniores. A nova prova para o Futsal jovem foi criada com base na necessidade de proporcionar um patamar superior e nacional de competitividade para os jovens deste escalão, aumentando a permanência para três épocas desportivas dos jogadores na última etapa da formação desportiva. Ao mesmo tempo, tentará responder ao intuito de potenciar e consolidar a evolução dos jogadores antes da transição para Seniores, permitindo a integração de jogadores Sub-20, com vista à possibilidade de ser criado o Campeonato da Europa da UEFA neste escalão. 

Nesta primeira edição, as equipas apenas poderão contar com o contributo de cinco jogadores Sub-20 em cada jogo, sendo que nas seguintes épocas deixa de haver limitação ao número de jogadores do escalão de Juniores e Sub-20 utilizados. 

O formato da prova assentará na realização de duas fases: na primeira, os clubes serão organizados em duas séries de oito e jogam duas vezes entre si, uma na condição de visitante e outra na de visitado; na segunda fase, os quatro melhores classificados de cada série disputam a fase de Apuramento de Campeão, jogando duas vezes entre si, enquanto as restantes equipas se manterão organizadas em duas séries na fase de Manutenção/Descida, jogando igualmente duas vezes entre si. Na fase de Manutenção/ Descida, os clubes manterão metade dos pontos conquistados na primeira fase de prova, com arredondamento para o número inteiro superior, sendo que os dois clubes piores classificados de cada série desta fase descem automaticamente para as competições distritais. Sobem ao Campeonato Nacional de Juniores/Sub-20 os quatro clubes apurados para a Final Four da Taça Nacional de Juniores na época 2014/15. O arranque da prova está calendarizado para o dia 4 de outubro de 2014. 

A primeira edição da prova conta com a participação dos 16 clubes que garantiram, na época 2013/2014, a presença na segunda fase da Taça Nacional de Juniores, a saber: 

- Zona Norte: Nogueirense, Desportivo Jorge Antunes, Amanhã Criança, Académica, Caxinas, Abel Tabuaço, Contacto Futsal e Covão Lobo; 



- Zona Sul: Sporting, Miranda Corvo, Burinhosa, Benfica, Eléctrico, Sonâmbulos, Escola Básica D. João I e Núcleo Sportinguista Leiria.