on 10 de setembro de 2014

Ações gratuitas sobre empreendedorismo decorrem até outubro em Guimarães

Programa formativo desenvolvido pelo Município de Guimarães realiza-se na sede da ACIG. Estão inscritos 151 formandos.

Duas das três ações gratuitas para fomentar os índices de empreendedorismo no concelho de Guimarães, promovidas pela Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG), principiaram esta semana com um total de centena e meia de pessoas inscritas no conjunto das três ações.

A primeira sessão técnica de qualificação, intitulada “Empreendedores/Públicos Específicos”, com 55 inscrições, decorre às segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 19 e as 23 horas, até ao dia 25 de setembro. O cronograma formativo, constituído por 35 horas, é composto por cinco módulos de sete horas cada.

O teor desta ação contempla, entre outros temas, o que é ser empreendedor, proporciona competências necessárias para o empreendedorismo, desenvolve a capacidade de construir e trabalhar em equipa, define coaching para a liderança pessoal e das equipas e permite construir uma ideia de negócio.

A segunda sessão técnica, denominada “Desenvolvimento Organizacional”, que principiou esta terça-feira, 09 de setembro, destina-se apenas a profissionais que integram quadros de micro e pequenas empresas. Até ao dia 07 de outubro, durante duas noites da semana (3ª e 6ª feira), entre as 19 e as 23 horas, a ação, também com um total de 35 horas, abordará os módulos de gestão estratégica, administração da inovação, gestão comercial e marketing, coordenação de recursos humanos e gestão da internacionalização.

A sessão técnica de qualificação gratuita de apoio ao empreendedorismo e às PME, intitulada “Gestão para novos Empreendedores”, com igual número de horas e modelo horário, decorrerá entre 29 de setembro e 16 de outubro, com três sessões semanais, designadamente, às segundas, quartas e quintas-feiras.

Os módulos desta ação tratarão a evolução do empreendedorismo à fase da gestão, os planos e a operacionalização de negócios, o marketing, a contabilidade e as finanças da empresa, a qualidade, higiene e segurança no trabalho, além de serem dados a conhecer programas de apoio ao empreendedorismo em Portugal.

As sessões, cujo período de inscrições terminou no mês de agosto, são destinadas a quem atua ou pretenda atuar no concelho de Guimarães, tendo por objetivo promover e incentivar a qualificação da capacidade empreendedora do território vimaranense, além de dar resposta aos desafios existentes no que respeita à inovação, competitividade e sustentabilidade, lançando mecanismos e instrumentos de apoio ao empreendedorismo.

A organização não agendou sessões em simultâneo para permitir a participação dos formandos em todos os módulos, caso seja esse o interesse dos participantes. O desenvolvimento destes programas formativos decorre nas instalações da ACIG, na Rua da Rainha D. Maria II, Nº 58, em Guimarães.

A realização de sessões de qualificação e capacitação para empreendedores e empresas PME está inserida no âmbito do projeto “Minho Empreende” - Projeto Âncora da EEC/Estratégia de Eficiência Coletiva MINHO IN.