on 13 de janeiro de 2015




MOSTRA DECORRERÁ ENTRE 27 E 29 DE MARÇO
“Doçaria no Convento” em Guimarães no período da Páscoa tem inscrições abertas até 13 de fevereiro

Evento volta a ser autónomo e regressa à quadra pascal, no edifício da Câmara Municipal, antigo Convento de Santa Clara. Inscrições são gratuitas para estabelecimentos e comerciantes de doces e bebidas conventuais, que vão corporizar as dinâmicas económicas.
O Município de Guimarães vai realizar a “Doçaria no Convento” como evento autónomo em 2015, que decorrerá de 27 a 29 de março, no último fim de semana antes da Páscoa, nos Claustros da Câmara Municipal. A iniciativa, cujas inscrições para os participantes são gratuitas e estão já abertas, consiste numa mostra de doces de origem conventual que pretende reavivar a memória de outros tempos, procurando contribuir para que se mantenha viva a tradição da doçaria conventual em terras vimaranenses. 

Atual sede dos Paços do Concelho, o antigo Convento de Santa Clara, onde as freiras, além dos seus afazeres religiosos, se dedicavam outrora à confeção de doces, acolherá a realização de uma iniciativa durante o período da Páscoa, destinada a diferentes entidades que promovam a venda e/ou demonstração de doces ou licores de origem conventual característicos da região que representam, sendo gratuita a concessão dos espaços e das tendas.

As inscrições deverão ser efetuadas, impreterivelmente, até ao dia 13 de fevereiro e enviadas por correio com registo e aviso de receção ou para o seguinte endereço de email: <info@guimaraesturismo.com>. A organização analisará a candidatura e comunicará por escrito a respetiva decisão, até ao dia 27 de fevereiro.



Tendo em conta o enquadramento do evento, todos os participantes deverão utilizar vestuário adequado ao ambiente conventual. Na eventualidade de não possuírem guarda-roupa próprio, deverão indicar as respetivas necessidades na ficha de inscrição, sendo que a organização apenas assegura a cedência de dois trajes por espaço atribuído.

FORMALIZAÇÃO DE INSCRIÇÕES

As candidaturas deverão ser instruídas com cinco documentos, cujo preenchimento e entrega constitui formalidade obrigatória. Além da ficha de inscrição, disponível na página de internet da Câmara Municipal de Guimarães, os candidatos deverão apresentar uma memória descritiva mencionando os produtos a expor e a comercializar, incluindo os ingredientes utilizados na sua confeção e a sua origem, acompanhados de fotografias recentes de cada um dos produtos.
Entre outros requisitos, deverão apresentar, também, uma declaração de compromisso onde um representante da entidade subscreve que exercerá a sua atividade de acordo com as normas de participação e segundo as regras aplicáveis em matéria de higiene e segurança alimentar. Os interessados têm de entregar, ainda, uma declaração de início de atividade e uma fotocópia do certificado de implementação do sistema de gestão de segurança alimentar (HACCP) e do alvará para a atividade a exercer.
A primeira edição da “Doçaria no Convento” decorreu em 2004, realizando-se autonomamente durante seis anos, altura em que foi integrada na Feira Afonsina, em setembro de 2010. Cinco anos volvidos, regressa ao período pascal, estando aberta ao público no dia 27 de março, entre as 21 e as 23:30 horas. No dia seguinte, o horário de encerramento é o mesmo, enquanto a abertura acontecerá pelas 10:30 horas da manhã (sábado e domingo). A mostra termina às 19 horas do dia 29 de março.


[ NORMAS | FICHA INSCRIÇÃO ]