on 27 de janeiro de 2015

CÂMARA VAI REUNIR COM PRESIDENTES DE JUNTA
Guimarães terá 18 Espaços do Cidadão

Intervenção de Domingos Bragança reforça número de Espaços do Cidadão protocolados, com o objetivo de estender este serviço, a médio prazo, a todas as freguesias do concelho. 
O Presidente do Município de Guimarães garantiu, junto da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa, a instalação de mais seis Espaços do Cidadão no concelho, além dos doze já protocolados para o território vimaranense.
A expansão apresentada por Domingos Bragança permite elevar para 18 o número de estruturas de prestação de serviços de atendimento digital assistido a cidadãos e empresas, numa oferta de atendimento complementar aos serviços hoje existentes, sem ter por objetivo substituí-los. A Câmara Municipal já decidiu que os Espaços do Cidadão vão ficar instalados nas vilas e em freguesias que tenham disponibilidade imediata para a sua instalação.
A criação de uma rede de Espaços do Cidadão na região, nos termos do Decreto-Lei nº 74/2014, de 13 de maio, enquadra-se na Estratégia de Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública, através do Programa Aproximar, a fim de efetuar a racionalização do território, aproveitando as potencialidades da tecnologia.
Recorde-se que, no passado dia 05 de agosto de 2014, numa cerimónia pública realizada nos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, a Câmara Municipal de Guimarães, com a presença do seu Presidente, Domingos Bragança, assinou o primeiro protocolo para a instalação de doze Espaços do Cidadão no concelho de Guimarães.
O ato oficial foi presidido pelo Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, contando também com a presença do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, e das seis Câmaras que aderiram ao projeto na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave: Fafe, Guimarães, Póvoa do Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.
No dia anterior, a 04 de agosto do ano passado, o Ministro Miguel Poiares Maduro esteve em Guimarães onde presidiu, em Couros, no Centro Avançado de Formação Pós-graduada, à cerimónia de assinatura de um protocolo para a instalação de duas estruturas dedicadas à governação eletrónica em Guimarães: a Unidade Operacional da Universidade das Nações Unidas e uma Unidade Operacional da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).