on 24 de fevereiro de 2015






A Casa do Povo de Vizela comemora no próximo dia 28 de fevereiro o seu 71º aniversário. Uma data onde a Casa do Povo tem já programado um programa festivo. Júlio César Ferreira, presidente da direção da instituição, fez um balanço do último ano na última publicação do "Leituras" que passamos a transcrever:

"É costume, há muito tempo arreigado entre nós, fazer o balanço de qualquer actividade no final de cada ano.
E as instituições de caracter Desportivo e Cultural, não fogem à regra, sendo dever da direcção dessas associações, levar aos seus associados, aquilo que de mais relevante aconteceu nesse ano.
Nesse sentido a Casa do Povo de Vizela, quer levar a todos, embora de forma não exaustiva e/ou aborrecida, o que durante 2014 foi acontecendo nesta Colectividade.
E começaria pelo feito inédito, da nossa equipa de Juniores em Ténis de Mesa, que se sagraram Campeões Regionais de Braga, feito importante na história recente desta modalidade (que já foi rainha e ex. libris desta casa) facto digno de registo e que, enquanto responsável por esta instituição me apraz registar.
Porém, não só os jovens estão de parabéns, pois de parabéns, estão também os atletas da equipa sénior que se tornaram Vice-Campeões Regionais.
Os meus sinceros parabéns às duas equipas, a todos os seus atletas, com especial agradecimento e louvor, ao responsável pela secção, o Sr. José Baptista.
Mas, não ficam por aqui os êxitos desportivos, pois nas outras modalidades, a Casa do Povo de Vizela, continua a dar cartas, por exemplo em Damas Clássicas, que nos variadíssimos torneios onde participaram, sempre tiveram classificações honrosas e importantes, como no ultimo Campeonato Nacional, com um fantástico 7º lugar. Também aqui, nesta secção, se mostra o empenho e o interesse do seu responsável, o Sr. Luís Leite.
No BTT, muitas têm sido as provas de relevo e importância e na sua génese, além de todos os atletas que pertencem à secção, está o Sr. José Manuel Vilela
Deixei para o fim as actividades culturais, pela sua importância e pelo seu dinamismo e neste âmbito , não posso deixar passar em claro as diversas actuações do Grupo de Reis, naquilo para onde está voltada a sua vocação, onde o dinamismo do seu responsável máximo, Sr. Xavier de Freitas, tem sido preponderante.
Mas, a minha consciência não me deixaria em paz, se não referisse o Grupo de Cavaquinhos. 
A eles se devem as maiores e mais acarinhadas actuações ao longo do ano de 2014, quer na Casa do Povo nos diferentes eventos realizados, quer em toda a região, onde cada vez mais, são solicitados para colorir diversos acontecimentos. A forma entusiasta e até deslumbrante com que são recebidos, diz bem do interesse que têm suscitado por onde passam. Um obrigado sincero a todos os seus elementos, com um louvor especial ao seu responsável, Sr. Manuel Clemente, não só pela forma interessada e atenta como conduz este grupo, mas também, pelo seu entusiasmo, dedicação e, até, devoção.
Porém, não são apenas as secções culturais e desportivas que estiveram em foco, neste último ano, e muitas foram as iniciativas promovidas pela própria colectividade, dentro e fora de portas, nomeadamente XXIV Festival de Reis, Torneios de Damas Clássicas, Jogos Tradicionais, Palestras e Colóquios, Festa de S. Pedro, Desfolhada Minhota, Magusto de S. Martinho, Festa das Colheitas e mais algumas que seria, certamente, fastidioso enumerar.
Por último: O jantar de Natal, normalmente dedicado a todas as Secções.
Pela primeira vez e com enorme e caloroso prazer, este jantar de Natal foi aberto a todos aqueles que nos quiseram dar o prazer da sua presença. 
Acho que foi um passo certo naquilo que nos propusemos há 4 anos atrás. Trazer à Casa do Povo toda a comunidade Vizelense"

Pela Direcção
O Presidente
Júlio César Ferreira

Também nessa publicação do Leituras, a Casa do Povo de Vizela dá conta ainda do plano de atividades de 2015:

10 de Janeiro - Festival de Reis
07 de Fevereiro - Aniversário do Grupo de Reis
28 de Fevereiro - 71º Aniversário da Casa do Povo de Vizela
07 de Março - 71º Aniversário Torneio de Damas Clássicas
14 de Março - 71º Aniversário Programa de Variedades no Salão
25 de Abril - Jogos Tradicionais
29 de Maio - Palestra História Local
30 de Maio - Convívio Grupo de Cavaquinhos
21 de Junho - Convívio Grupo de Reis (S. Bento)
27 de Junho - Noite de S. Pedro
11 de Setembro - Desfolhada Minhota (aberta à comunidade Vizelense)
10 de Outubro - Festa das Colheitas
14 de Novembro - Magusto de S. Martinho
18 de Dezembro - Jantar de Natal (em local a estudar)

---
Foto: DDV/Manuel Marques