on 24 de fevereiro de 2015

“Doçaria no Convento” em Guimarães no período da Páscoa.

Evento volta a ser autónomo e regressa à quadra pascal, no edifício da Câmara Municipal, antigo Convento de Santa Clara. Inscrições são gratuitas para estabelecimentos e comerciantes de doces e bebidas conventuais, que vão corporizar as dinâmicas económicas.

O Município de Guimarães vai realizar a “Doçaria no Convento” como evento autónomo em 2015, que decorrerá de 27 a 29 de março, no último fim de semana antes da Páscoa, nos Claustros da Câmara Municipal. A iniciativa, cujas inscrições para os participantes são gratuitas e estão já abertas, consiste numa mostra de doces de origem conventual que pretende reavivar a memória de outros tempos, procurando contribuir para que se mantenha viva a tradição da doçaria conventual em terras vimaranenses.

Atual sede dos Paços do Concelho, o antigo Convento de Santa Clara, onde as freiras, além dos seus afazeres religiosos, se dedicavam outrora à confeção de doces, acolherá a realização de uma iniciativa durante o período da Páscoa, destinada a diferentes entidades que promovam a venda e/ou demonstração de doces ou licores de origem conventual característicos da região que representam, sendo gratuita a concessão dos espaços e das tendas.

Tendo em conta o enquadramento do evento, todos os participantes deverão utilizar vestuário adequado ao ambiente conventual. Na eventualidade de não possuírem guarda-roupa próprio, deverão indicar as respetivas necessidades na ficha de inscrição, sendo que a organização apenas assegura a cedência de dois trajes por espaço atribuído.