on 10 de fevereiro de 2015


Jorge Machado, reconhecido atleta de Karate e atual Embaixador para a Ética no Desporto, foi convidado pelo programa LED e PNED, para ser formador na área dos Valores e Ética pela Prática Desportiva.
O programa LED é um Programa de Literacia Social que, conjuntamente com o PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto, tem vindo a desenvolver uma série de formações sob o tema “Educação para Valores e Ética pela Prática Desportiva”.
Para o LED/PNED, foi a formação académica do Jorge, juntamente com o seu importante currículo desportivo e capacidades de comunicação acima da média, que legitimaram este convite. Desde então, o Embaixador Jorge Machado, tem sido solicitado para diversas formações por todo o país, quer em ações de sensibilização sob o tema, quer em ações creditadas pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.
Jorge Machado manifestou-se extremamente honrado e feliz por este convite, reconhecendo que a seu maior satisfação é poder contribuir para a educação das crianças e jovens adultos. 
Num período onde os valores e a ética são constantemente postos em causa, estas formações pretendem colocar as crianças, os jovens e os adultos a pensar sobre os limites e sacrifícios que a sociedade está disposta a ultrapassar e exigir, respetivamente, pela obtenção de um resultado desportivo. Que valores estamos nós, enquanto cidadãos, dispostos a sacrificar pela conquista de um resultado e qual o preço que estamos dispostos a pagar.
O Desporto apresenta-se hoje como um forte veículo para a transmissão da Ética e de valores humanos, sendo uma ferramenta de intervenção e transformação social importantíssima, através de ideais como a luta contra a violência, o Fair Play, a defesa da igualdade social, de géneros e de raças, assim como pelo papel primordial na inclusão, coesão, respeito e bem estar de cada um dos cidadãos.
Depois de ter regressado às lides competitivas, na presente época desportiva, com o objetivo de promover os valores associados ao PNED, Jorge Machado vê mais uma vez reconhecida a sua competência como Embaixador, bem como, o trabalho exemplar desenvolvido na prática desportiva e na vertente social.